Está anunciada a nova família Huawei Mate 50. E se em tempos passados o anúncio de um novo Mate faria correr muita tinta, sob a pressão das sanções, a Huawei fez alguns compromissos sem deixar de oferecer um equipamento ultra-premium que mostra o que é possível fazer, mesmo quando não há dinheiro para despejar em algo.
Ao todo, foram oficializados três Mate 50, incluindo a versão standard, a versão Pro e ainda uma edição Porsche Design, todos com o Snapdragon 8+ Gen 1 a bordo, mas apenas com conectividade LTE, uma limitação que não é de somenos importância, tal como a ausência de serviços Google.
Fora isso, o Huawei Mate 50 Pro aposta num ecrã de 6.74″ OLED com taxa de atualização de 120Hz e cor de 10-bits. Este ecrã de curvatura bilateral apresenta um notch que nos faz viajar no tempo até 2020, mas que tem uma razão de ser: à câmara de 13MP, a Huawei acrescenta um sensor ToF para desbloqueio seguro através de mapeamento facial.
Já que estamos nas câmaras fotográficas, o modelo Pro conta com uma câmara principal muito singular, graças à sua abertura variável de 6 lâminas, que lhe permitirá ajustar a abertura para recolher mais luz, ou para manter mais detalhe. É acompanhada de uma ultragrande angular de 13MP e uma câmara zoom de 64MP com OIS e que representa um zoom ótico de 3.5x.
Como tem sido usual nos melhores Huawei, há autofoco por laser e sensor de 10 canais que permite calibrar cores e contrastes.
Finalmente, quanto à bateria, 4700mAh de capacidade deverão dar boa autonomia, estando a bordo 66W de carregamento e ainda 50W de carregamento wireless.
O Huawei Mate 50, entretanto, tem um ecrã algo mais pequeno de 6.7″ com taxa de atualização de 90Hz. Muitas das especificações a bordo são idênticas às do Mate 50 Pro, substituindo-se a câmara de 64MP zoom por uma de 12MP com zoom 5X.
A bateria é também mais pequena 4460mAh, mas pelo menos mantém os dois carregamentos rápidos.
Finalmente, a versão Porsche Design partilha a generalidade dos detalhes do Mate 50 Pro, com a troca da câmara de 64MP por uma zoom de 48MP com capacidades macro.
Não há neste momento perspetiva da chegada destes terminais às praias lusitanas.
Marco,
Aprende a diferença entre Há e À. O á simplesmente não existe
Boa tarde Rodrigo, agradeço o alerta, mas refere-se a quê? “à câmara de 13MP”? Não estou a usar o verbo haver.