Com a tecnologia 5G a todo o vapor na substituição do padrão LTE, as marcas procuram já as próximas inovações na conectividade e os satélites parecem ser a próxima fronteira. Se inicialmente se pensou que os novos iPhone trariam conectividade por satélite, para depois se perceber que seria apenas para emergências, a segunda marca a surgir nos rumores relativamente à conectividade por satélite é a Huawei, com o seu futuro Mate 50.
E o esforço da Huawei seria algo mais ambicioso que o da Apple, permitindo desde logo o envio de SMS por satélite, graças ao sistema de satélites Beidou. As mais recentes informações sobre o Huawei Mate 50 remetem para um lançamento em 2022, algures na primeira metade do ano.
Isto, porque a somar às restrições impostas pelos EUA, estamos em tempo de escassez de chips e o Mate 50 foi inevitavelmente atrasado. Quando for lançado em 2022 deverá contar com um Snapdragon 888 ou o seu sucessor, potencialmente ainda sem conectividade 5G, o que tem permitido à Huawei obter chips apesar das restrições. Contudo, os Mate costumavam ser uma grande afirmação de inovação e demonstração de força por parte da Huawei, e não posso deixar de querer ver o regresso dessa postura.