A Huawei tem a capacidade industrial e estilística para lançar novos dispositivos a uma velocidade capaz de tirar o fôlego ao Hussein Bolt, mas ainda assim a mera ideia de ter já este mês um novo Huawei Nova 2 e um Huawei Nova 2 Plus é surpreendente.
Mas é precisamente o que vai acontecer, e cá na Tek Genius já o sabíamos. Ainda assim estamos com um pé atrás e o outro a sapatear de excitação. Afinal, os originais Huawei Nova foram lançados na IFA de Berlim em Setembro, com muitos pontos estilísticos herdados do Huawei Nexus 6P.
Que o Nova 2 chegue agora em Maio significa um adiantamento do lançamento em 4 meses!
Obviamente que o novo dispositivo não terá um papel fácil, já que, na minha franca opinião, o Huawei Nova é dos mais elegantes e estéticos smartphones no mercado. Já o Huawei Nova 2 adopta as antenas em U do Huawei P10 num corpo em metal, cuja subtileza estética ainda não podemos aferir.
Por todas as suas qualidades estéticas e sublime qualidade de construção, muitos apontaram ao Nova um preço elevado para o hardware que oferecia. A câmara foi dos pontos mais criticada, pois embora não seja má, também não melhora a do Huawei Mate S de 2015.
A Huawei parece querer abordar estes pontos, adoptando câmaras duplas nos novos Huawei Nova 2, ao mesmo tempo que os dedos de muitos estão cruzados para que a marca equipe os terminais com o novo Snapdragon 660.
Na eventualidade deste detalhe se concretizar, o Nova 2 será um avanço invejável sobre o seu antecessor, cujo Snapdragon 625 era algo pedestre nas tarefas mais exigentes. Acabado de chegar ao mercado, o Snapdragon 660 é – por seu turno – o melhor chip intermédio, com prestações aproximadas às de um flagship de 2016.
Será o suficiente para calar os críticos?
A verdade é que um lançamento tão em cima da revelação do smartphone original obriga a algo em grande e a Huawei parece no caminho de o realizar.
Todas as dúvidas serão tiradas a 26 de Maio, excepto uma: se a gama Nova 2 é revelada agora, e o Mate 10 só é esperado em Novembro, que surpresa terá a Huaei para a IFA de Berlim em Setembro?
Alguém se atreve a adivinhar?