O firmware de produtos ainda por lançar é uma fonte inesgotável de conhecimento. Foi precisamente no firmware que o XDA Developers descobriu em tempos que o Huawei P20 teria um notch no ecrã e agora temos a informação de que o Huawei P20 Plus não terá somente um ecrã always on, mas também uma bateria de 4000mAh idêntica à do Huawei Mate 10 Pro.
Tal como no caso do Huawei Mate 10 Pro, também o Huawei P20 Plus deverá então possuir um ecrã OLED onde a funcionalidade always on será mais eficiente por não possuir brilho parasita provocado pela matriz num LCD normal. Poderemos assim ter um equipamento muito semelhante ao já mencionado Mate 10 Pro, embora a abordagem ao ecrã seja bastante semelhante, com o P20 Plus a apostar no ecrã bezel-less com o já praticamente confirmado notch.
Este notch deverá conter a Point Cloud Depth Camera, o sistema de reconhecimento facial da Huawei, que incluirá mapeamento facial e eventualmente animojis, e a capacidade para desbloquear o equipamento por reconhecimento facial em qualquer condição luminosa. Até agora esta câmara não apareceu em nenhum dos Huawei P20 que vimos até agora e poderá restringir-se ao P20 Plus.
Finalmente, o XDA Developers descobriu que o firmware mais recente do Huawei P20 Plus corre o Android 8.1.
A Huawei deveria lançar três equipamentos P20 no MWC agora já em Fevereiro, mas decidiu ainda em Janeiro que estaria presente no certame sem qualquer lançamento, preferindo passar o P20 para um anúncio em Paris em Março. Esta opção dará maior relevo aos novos dispositivos que poderão destacar-se num evento exclusivo. Entretanto, o Huawei P20 tem sido uma surpresa, com informações a surgirem em conta-gotas para revelarem um dispositivo algo diferente do que poderíamos esperar.
Com três câmaras principais e um potente Kirin 970 a bordo, tanto o Huawei P20 quanto o Huawei P20 Plus serão alguns dos equipamentos mais cobiçados da primeira metade do ano, seriamente aquecendo a luta pela supremacia na gama alta do mundo mobile.