Não é segredo nenhum que o iPhone 8 não está a vender particularmente bem, e o iPhone X terá disponibilidade limitada durante algum tempo. Entretanto, a Huawei continua em crescendo e o Huawei Mate 10 promete ser um sucesso de vendas. Por isso não é surpreendente que a IDC indique que ainda este ano, ou o mais tardar em 2018, a Huawei ultrapassará a quota de mercado da Apple.
A performance da Huawei tem sido extraordinária em 2017 até agora, encurtando a distância para a Apple com 38.5 milhões de dispositivos enviados, contra 41 milhões no caso da Apple. A diferença é aquilo que podemos chamar de praticamente residual e facilmente ultrapassável caso a Huawei tenha um bom trimestre.
Para a IDC, o Kirin 970 com chip de inteligência artificial que equipa os novos Huawei Mate 10 poderá ser um dos principais argumentos a favor da Huawei, e um argumento de compra nada negligenciável.
Quando as vendas dos novos iPhone acelerarem, a Apple poderá ganhar algum ímpeto, mas entretanto também a Huawei estará a disponibilizar os novos Mate 10 e em Fevereiro poderá ter em carteira o futuro Huawei P11 (ou P20, conforme as fontes). É expectável, assim, que as vendas da Huawei também aumentem significativamente ao longo dos próximos meses.
Ler mais: Huawei Mate 10 Pro: as nossas primeiras impressões
Entretanto, tudo pode falhar para a Apple. O gigante de Cupertino tem apostado forte no apelo do singular iPhone X, mas além da falta de disponibilidade em números avultados, o seu flagship ainda tem provas a dar no mundo real.
Caso as previsões da IDC se confirmem, em breve só a Samsung estará entre a Huawei e o topo.