A Huawei oficializou mais um dispositivo de gama de entrada, na figura do Huawei Y5 2019 e, apesar de boas especificações para a gama de entrada, o grande destaque vai para o acabamento em pele sintética no painel traseiro, uma opção muito rara que oferece ao Y5 um look inconfundível e mesmo premium.
O vidro está na moda, mas neste segmento muitas marcas acabam por optar pelo plástico de elevado brilho para contenção de custos. Os exteriores em metal estão de saída, e a Huawei foi pelo caminho menos viajado, com a pele sintética, algo que realmente não vemos muitas vezes. Alguns poderão dizer que o acabamento será propenso a desgaste, mas pelo menos parece muito porreiro.
Em termos de hardware, o Huawei Y5 2019 é frugal, sem luxos como leitor biométrico, se bem que a marca inclui reconhecimento facial com 1024 pontos de reconhecimento. O hardware inclui um ecrã de 5.71 polegadas HD+ com um lábio inferior generoso, mas um notch em gota de água para a câmara selfie, e há a destacar a certificação do TUV Rheinland relativa à baixa emissão de luz azul.
Falando da câmara selfie, trata-se de uma simpática unidade de 5MP, enquanto a câmara principal oferece 13MP com abertura f/1.8.
O processamento não fica mal servido, com um octa-core Helio P22, mas apenas 2GB de RAM para um máximo de 32GB de armazenamento interno expansível. O Huawei Y5 2019 inclui jack áudio, mas ainda chega com microUSB, o que não é realmente um pecado no tipo de preço que esperamos para o Huawei.
Finalmente, o Huawei Y5 2019 chega já com Android Pie, e uma bateria de 3020mAh.