O Huawei Y7 é a aposta mais séria da Huawei no segmento budget e reúne boas características para o seu preço. No entanto, com o Y9, a Huawei parece finalmente preparada para dar um salto em direcção ao futuro no segmento de entrada.
Muitas das características do Huawei Y9 estão neste momento por esclarecer. Não sabemos qual será o processamento disponível, as dimensões do ecrã ou a sua resolução, mas tudo o resto é fundamentalmente excitante.
Ao unirmos as imagens descobertas na FCC com o teaser filtrado por Evan Blass, encontramos um dispositivo com design e características muito mais vanguardistas do que o seu antecessor directo.
O Huawei Y9 irá dispor de um ecrã de características ainda por clarificar, mas claramente com proporções 18:9 e rebordos reduzidos, em consonância com as principais tendências estilísticas do ano. Contudo, é atrás que se encontram as maiores (e melhores mudanças): a construção abandona o plástico e passa para o alumínio, com recortes em U para as antenas, as câmaras duplas fazem a sua aparição e temos finalmente um leitor biométrico na gama de entrada da Huawei.
Assim visto, o Huawei Y9 é um dispositivo moderno e esteticamente atraente que poderá competir em bons termos com a excelente relação qualidade-preço que oferecem os novos Xiaomi Redmi 5, ao mesmo tempo que ajuda a mudar o que esperamos num smartphone abaixo dos €200 em termos de qualidade de design e polivalência.
As incógnitas que ainda reinam em volta do dispositivo podem torná-lo bem melhor, caso possua NFC e permita alargar os pagamentos contactless a smartphones baratos. Com o chip e opções de armazenamento completamente desconhecidas, podemos especular, mas é altamente improvável que a Huawei opte por outro chip que não um Snapdragon da série 4, talvez um Snapdragon 625, que parece ser o cavalo de batalha de eleição dos equipamentos de gama média económica. Outra incógnita bem mais preocupante é se o dispositivo sairá do mercado Asiático!
Teaser for upcoming Huawei Y9 pic.twitter.com/4aHksGdoQS
— Evan Blass (@evleaks) March 8, 2018
E vocês, o que pensam do futuro Huawei Y9?