O Canadá anunciou durante esta semana que Internet com uma velocidade mínima de 50 Mbps passa a ser um serviço essencial para todos, enquanto que a velocidade de upload deverá ser sempre acima dos 10 Mbps.

Em Portugal, é normal que já se oiçam valores de ligação à Internet superiores a estes, mas fica-se apenas pelas grandes cidades. No interior, dificilmente temos ligações ADSL a funcionar bem, quanto mais velocidades que cheguem aos 50 Mbps. No entanto, no Canadá, o que ficou decidido é que todos os clientes que tenham serviço de Internet, seja em que ponto do país for, terão que ter esses mínimos de velocidade.

De momento, estima-se que no Canadá cerca de 18% das habitações não tenham acesso a estas velocidades de Internet, sendo que o objectivo passa por reduzir esse valor para 10% já em 2021, sendo que entre 2031 e 2036 esse valor já deverá ser 0%.

Para que se consiga atingir os objectivos, a entidade que gere as comunicações no país, pediu que todos os provedores de serviços contribuíssem para um fundo que deverá atingir os 750 Milhões de Dólares nos próximos 5 anos. Esta contribuição para o fundo, servirá para ajudar a pagar a infraestrutura necessária para expandir a rede de fornecimento de Internet a velocidades mais elevadas para as áreas onde ainda não está sequer disponível.

Este fundo é muito semelhante a um outro que foi criado há uns anos, para expandir a rede de telefone naquele país. O fundo é criado com base nos lucros das empresas, sendo que estas têm que contribuir com 0.53%. O objectivo de se criar o fundo, é manter os custos longe dos consumidores.

Outro objectivo no Canadá, é reduzir a ocorrência de chamadas que caem, assim como aumentar a cobertura da rede mobile ao longo de todo o país, principalmente junto das maiores estadas, sendo que o padrão usado deverá ser o LTE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui