Em Setembro de 2016, investigadores da empresa chinesa Tencent Keen Security Lab conseguiram hackear um Tesla Model S e assumir o controlo de vários sistemas. Agora, esse grupo fez o mesmo com um Tesla Model X.
Os investigadores descobriram vários exploits de dia zero escondidas em vários módulos do carro Tesla, o que lhes permitiu aceder ao sistema CAN BUS do carro, que é responsável por garantir que todos os sistemas funcionam bem.
Depois de ignorar o sistema de signing do firmware da Tesla, os investigadores instalaram um novo firmware que poderia executar comandos personalizados. O Keen Lab tomou o controlo das luzes, ecrãs e portas do carro, o último dos quais pode ser aberto em intervalos aleatórios. Quando o carro estava em movimento, os investigadores conseguiram activar os travões, o que poderia causar sérios problemas se fosse executado sem o conhecimento do condutor.
Isto é semelhante ao hack de Setembro de 2016, onde a equipa acedeu a um Modelo S e conseguiu controlar muitos dos mesmos sistemas. Keen Lab notificou a Tesla, que abordou o problema com um patch de software rápido.
Foi exactamente o que aconteceu com o Modelo X. A Tesla foi notificada e resolveu estes problemas na sua actualização de software 8.1. O Keen Lab não publicou o vídeo das suas tentativas até que o patch foi lançado.