O assistente de inteligência artificial com tecnologia da OpenAI da Microsoft, integrado no “novo” Bing, foi recentemente lançado e nunca mais deixou as notícias pelas boas e más razões. Algo que a Microsoft percebeu, ainda assim, foi que grande parte das pesquisas se fazem atualmente via mobile e por isso já disponibilizou o novo Bing para utilizadores mobile.
A app está disponível no Google Play e também para iOS. Uma vez instalada, devem começar logo a ver o convite para utilizarem a função de chat. Vou ser o primeiro a dizer que uma pesquisa via chat não substitui uma boa pesquisa bibliográfica, mas os resultados são ágeis e interessantes. Por exemplo, coloquei desde logo algumas questões sobre o código das sociedades civis, e as respostas são coerentes, tal como as queues para obter mais informação, e a bibliografia é indicada. Nem sempre as fontes serão as mais úteis, por exemplo quando o termo “supletivo” é direcionado para uma definição em dicionário, não contextual com as aplicações jurídicas solicitadas, mas a estrutura da resposta é positiva e oferece garantias adicionais da viabilidade dos dados apresentados.
Existem pontos obviamente importantes de notar. Por exemplo, só depois de fazer follow-up a uma questão, percebi que as respostas estavam a ser dadas sobre o enquadramento legal Brasileiro, que para o contexto que preciso não é o correto. Necessário foi, então clarificar precisamente que me referia ao código das sociedades civis no contexto legal Português.
A chegada desta possibilidade de pesquisa responde corretamente às necessidades dos milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo à procura de uma forma ágil de mobilizar a tecnologia dos assistentes de inteligência artificial fora de um contexto de uma API ou website. A integração da Microsoft parece correta e funcional, e acrescenta ainda a pesquisa por voz, que tem sido muito procurada.
O Novo Bing está já disponível igualmente a partir do Edge para Mobile e a Microsoft anunciou ainda o Bing para o Skype, permitindo obter respostas assertivas para questões em 100 idiomas diferentes.