O Xiaomi Mi 9 só será lançado amanhã, dia 20 de Fevereiro, mas enquanto muitas marcas são apanhadas por fugas de informação, no caso da Xiaomi é a própria marca que revela quase tudo o que alguma vez precisaremos saber sobre o seu próximo topo de gama.
Não é segredo que a Xiaomi quer levar a luta das câmaras fotográficas até à Samsung e Huawei, e tem-no feito com grande sucesso, a acreditar nos resultados dos DxO Labs. Para o Mi 9 a Xiaomi escolheu uma câmara tripla, com uma câmara principal de 48MP f/1.75, uma câmara grande angular de 16MP f/2.2 e uma câmara de 12MP teleobjectiva com zoom 2X. A câmara principal mostra uma resolução prodigiosa, mas será capaz de agregar os pixeis adjacentes para gerar imagens de 12MP com pixeis de 1.6 micrómetros em condições de baixa luminosidade.
A Xiaomi diz-nos igualmente que teremos foco por laser, combinado com foco por detecção de fase e por contraste. Vidro de safira protegerá toda esta promessa fotográfica contra agressões. Nada mau!
Passando para a parte da frente, sabemos que o Xiaomi Mi 9 terá um ecrã AMOLED da Samsung, com notch em V e 90.7% de rácio de ecrã. Sem espaço para sensores tradicionais, a Xiaomi colocou neste ecrã um sensor ultrassónico de proximidade, enquanto o sensor de luz ambiente se aloja no próprio ecrã. Alojado neste ecrã está também um melhorado leitor biométrico, mas aqui fica uma lamúria: continua a ser um leitor óptico, não um ultrassónico como veremos certamente nos Samsung Galaxy S10.
O ecrã propriamente dito será impressionante. Fabricado pela Samsung, o ecrã será protegido com Gorilla Glass 6, terá 600nit de brilho máximo e contraste de 6000:1, com um modo especial de brilho extra (até 39%) para visualização no exterior e um modo que melhora o contraste para manter a legibilidade em condições exteriores. O ecrã também parece ter sido optimizado para melhorar a sua performance com brilho no mínimo, quando é natural vermos cores alteradas e contraste perdido.
De tudo o que a Xiaomi revelou até agora, o menos surpreendente é mesmo o processador Snapdragon 855. Já todos sabíamos que esta seria a escolha, e deverá conferir ao Xiaomi uma performance incrível.
Finalmente sabemos que as cores disponíveis serão lavanda, azul e negro.
Se juntarmos a estes detalhes a possibilidade de carregamento wireless de 20W, e uma versão Explorer com 12GB de RAM, o Xiaomi Mi 9 tem tudo para ser um smartphone incrível. Estão ansiosos?