O anti-vírus Kaspersky será dos mais eficazes e bem-amados nacos de software de que há conhecimento, não obstante as dúvidas quanto às suas colaborações eventuais com autoridades Russas. Para os utilizadores, o Karspersky tem sempre fornecido excelentes serviços e em última instância é isso que nos importa, mas agora o famoso software terá uma versão gratuita.
Pode parecer surpreendente, num mundo onde existem versões free de tudo, mas a Kaspersky nunca esteve interessada em o fazer, talvez porque soubesse que possuía um produto francamente popular e não necessitaria de oferecer nada mais do que isso.
No entanto, as coisas agora mudam e a versão gratuita do Kaspersky terá o fundamental num anti-vírus, como protecção de emails, ficheiros e quarentena. Controlos parentais, VPN e protecção para pagamentos online, são algumas das funcionalidades premium que entretanto ficam de fora.
Para Eugene Kaspersky, não é um mau negócio, já que poderá conquistar muitos utilizadores actualmente sem protecção além da nativa do Windows, e que poderão servir para enviar dados extra para a empresa, permitindo-lhe melhorar o serviço prestado. Apesar de ser gratuito, o Kaspersky Free não terá qualquer tipo de publicidade a bordo e Eugenne mais realça que não irão ser recolhidas informações sobre hábitos de utilizador para fins publicitários.
O Kaspersky Free já está disponível nos EUA, sendo expectável que nos próximos meses chegue ao resto do mundo.