Nas grandes competições as vitórias são por vezes feitas à custa de milissegundos ou centímetros. A Fórmula 1 é disso exemplo, com corridas a ganharem-se ou perderem-se por 1 segundo por volta. Também a Huawei tem mostrado capacidade e vontade de competir com os seus concorrentes até à última gota de performance e conseguiu agora uma grande vitória com o seu Kirin 970 a atingir estonteantes 1.2Gbps de velocidade de download em testes práticos.

Actualmente, Exynos 8895 e Snapdragon 835 são os campeões inquestionáveis de performance em rede de dados, com pico de velocidade de 1Gbps. Porquanto a vantagem do Kirin 970 pareça ser de somente 2 décimas, a diferença traduz-se num aumento de 20% de performance. Dois minutos para obter um conteúdo passam a minuto e meio.

O dado é tão significativo quanto este ser o primeiro momento em que a Huawei se coloca à frente dos principais concorrentes em tecnologia de modem.

O teste foi feito em parceria com a Alemã Rohde & Schwartz que concebe e fabrica equipamentos de teste e monitorização para rádios móveis.

Ora é significativo notar que para a obtenção desta velocidade, a Huawei recorreu a tecnologias já operacionais nas redes móveis actuais, como 4×4 MIMO e 256QAM, pelo que quando o Huawei Mate 10 chegar ao mercado, esta será uma performance no mundo real, não um resultado de laboratório.

Existem obviamente imensas variáveis a levar em consideração, como a cobertura de rede com tecnologias como a 4×4 MIMO que permite múltiplos pontos de chegada e saída de dados do smartphone para a rede e vice-versa, ou quão saturada estará a rede para ser capaz de atingir estas possibilidades. Outras variáveis incluem também a implementação do processamento de dados, etc.. Por exemplo, no seu recente iPhone X, tudo indica que a Apple voltará a optar por dispor de equipamentos Intel e Qualcomm em diferentes versões, e sendo os modems Qualcomm mais rápidos, a Apple deverá voltar a limitar a performance dos chips Qualcomm nos seus dispositivos.

Quando ambos os dispositivos chegarem ao mercado, o Kirin 970 terá então uma performance superior à do iPhone X em navegação. De facto, este resultado coloca o Kirin 970 numa posição invejável bem até meados de 2018 quando surgirem os primeiros chips capazes de o igualarem em velocidades de download. Aqui tenho uma reserva: agora que a Huawei conseguiu chegar a este nível, será altamente improvável que se deixe apanhar de novo. A serem verdade os rumores, pela altura que o Snapdragon 845 chegar ao mercado, a Huawei poderá já ter igualmente em circulação o Kirin 980 que deverá melhorar ainda mais a performance em redes de dados.

O recentemente lançado Kirin 970 tem, no entanto, outros pontos de elevado destaque, como a inclusão de um chip de Inteligência Artificial que promete melhorar significativamente a performance geral do processador e a sua eficiência energética, aumentando as suas capacidade mesmo por comparação a chips com núcleos idênticos, como o seu antecessor Kirin 960.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui