À quarta é de vez, disse ninguém, nunca, mas a julgar pelo desmultiplicar de informações sobre os futuros Tensor G4 da Google, a gigante tecnológica terá em mãos um processador muito melhorado. Com a nova geração Pixel 8 e o Tensor G3, a Google apostou fortíssimo na inteligência artificial, colocando-se na dianteira desta nova era e conquistando um grande trunfo face à concorrência. Com o Tensor G4, a IA será novamente uma grande aposta, mas a potência terá um salto há muito esperado.

Menos núcleos, mais potência

Entre os rumores que circundam hoje em dia o Google Tensor G4, o maior pode bem ser que o chip será fabricado pela TSMC em vez da usual parceira Samsung.

Mas há também apontamentos muito interessantes para lá disso. Assim, a mais recente informação indica uma arquitetura mais clássica com 8 núcleos em vez dos 9 do Tensor G3. Serim estes núcleos um Cortex-X4 a 3.1GHz, acompanhado de 3 x Cortex-A720 e 4 x Cortex-A520

Supostamente, este chip terá obtido uma pontuação mínima de 1.071.616 pontos no AnTuTu, com o Pixel Pro XL a chegar aos 11764010. Considerando os 877 mil pontos do Pixel 8, estamos a falar de um ganho de 10%. Parece pouco, mas há duas coisas a considerar:

Primeiro, falamos de chips de teste que serão refinados até chegarem ao mercado e melhorarão o desempenho. Depois, é de destacar que a pontuação melhora com menos núcleos, podendo acabar por ser um incremento muito significativo face ao consumo energético necessário para o desempenho de topo.

Bom, há três coisas a considerar: a inteligência artificial. A Google tem apostado cada vez mais na IA e uma potente NPU pode ser muito mais determinante para o desempenho do sistema globalmente do que o desempenho bruto dos núcleos.

Os novos Pixel 9 são esperados em Outubro, como usual, sendo que poderemos contar com o Pixel 9, Pixel 9 Pro e ainda o Pixel 9 Pro XL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui