Se até agora o Surface Studio era uma ferramenta difícil de superar para os produtores de conteúdos, o Lonovo Yoga A940 apresenta uma alternativa muito atraente e substancialmente mais barata que já chegou a Portugal a partir de €2999.
O Lenovo Yoga A940 poderia ser confundido com um AiO normal de 27 polegadas, não fosse a sua base muito inteligente que permite posicionar o dispositivo de uma forma reminiscente de uma mesa de desenho de arquitectura, permitindo por isso que um utilizador desenhe e manipule conteúdos livremente através de uma stylus, e de um Precision Dial que pode ajustar conteúdos como calibrar um brush, e fazer scroll, posicionando-se à direita ou à esquerda.
Porque o detalhe pode ser extremamente importante, o A940 está disponível em resoluções QHD ou 4Q, com ambos os painéis a suportarem Dolby Vision HDR. O áudio, entretanto, fica a cargo da tecnologia Dolby Atmos.
Em termos de hardware, o Lenovo Yoga A940 pode ter até 32GB de RAM e 1TB de armazenamento HDD ou 512GB SSD. A bordo encontramos ainda um processador Intel Core i7 de oitava geração e gráfica AMD Radeon RX 560, com 4GB dedicados.
Por comparação, um Surface Studio 2 custa perto de €4000, na sua versão base, configurando o Lenovo como uma alternativa potente e atraente, se souberem o que fazer com ele.