Agora que o ano está quase a chegar ao fim, aumentam as conversas sobre os flagships que 2018 trará, muitos já no início do ano, em Janeiro e Fevereiro, quando marcas como Sony, Huawei, LG e Samsung esperam oficializar as suas maiores ofertas. É precisamente da LG que chega a possibilidade do seu flagship LG G7 chegar já em Janeiro com uma câmara frontal all-in-one com reconhecimento de íris.
O reconhecimento facial tem assistido a uma grande corrida, acelerada desde que o iPhone X surgiu no mercado com o FaceID, e diversas marcas têm agora mostrado as suas próprias alternativas ao clássico leitor de impressões digitais. A LG parece não querer ir por um caminho tão radical quanto o mapeamento facial que vemos no iPhone X ou, mais recentemente, num conceito da Huawei.
Ora, a LG não tem muita experiência no tipo de leitores de íris, e recorre fundamentalmente a desbloqueio facial via câmara selfie. Enfim, é um sistema que podemos utilizar com a maioria dos equipamentos de hoje em dia, ainda que não o publicitem, e não é particularmente exacto, rápido, ou glamoroso.
Então a LG prepara-se para alterar a sua postura, optando por uma câmara frontal all-in-one com emissor de infravermelhos para captar uma imagem da íris.
Mas, o reconhecimento da íris mostra grandes dificuldades para captar a imagem da íris em condições de baixa luminosidade. Uma patente da LG parece contornar esse problema com uma área do ecrã que emite luz suficiente para auxiliar o sensor. Um padrão é igualmente apresentado para que o utilizador o siga, enquanto o leitor estuda a íris.
O sistema deverá melhorar a rapidez e facilidade de utilização deste método de autenticação, mas ainda não me parece tão rápido ou intuitivo quanto uma simples impressão digital.
As mais recentes informações apontam para uma oficialização do LG G7 no início de 2018, eventualmente já em Janeiro, durante a CES de Las Vegas.