A LG apresentou esta semana a nova geração do seu LG GRAM, um ultraportátil que oferece uma combinação rara de resistência, design e performance, sem chegar a ultrapassar a barreira do 1Kg de peso, pelo menos na versão de 14 polegadas. A certificação de resistência militar é ainda mais impressionante num equipamento tão compacto.
Leve com resistência militar
O destaque do LG GRAM começa indiscutivelmente no exterior, com um design institucional e limpo, com laterais trabalhadas de forma a realçar o quão fino é este equipamento leve e portátil. O ecrã é algo que nos salta à vista, sendo dos equipamentos actualmente disponíveis no mercado com menores rebordos em torno do ecrã, apesar da porção inferior ser generosa.
Apesar da sua leveza, o LG GRAM passou os testes MIL-STD-810G que o certificam contra vibrações e operação em condições extremas. O standard não equivale a uma certificação de combate, mas valida o LG GRAM para o transporte em veículos militares até à linha da frente. Na prática, significa que o LG GRAM foi testado 28 vezes contra quedas de 1220mm, vibrações em três eixos durante 3 horas, utilizado a -21ºC durante 24H e durante 72H em temperaturas entre 32 e 49ºC. O armazenamento, esse, pode sobreviver até 168 horas a temperaturas máximas e 71ºC.
O LG GRAM é, portanto, o tipo de portátil que queremos para levar todos os dias connosco nos transportes e em viagem, sem receio de que as pancadas normais acabem por o desgastar ou comprometer a integridade dos nossos dados.
Performance sólida
Por dentro, o LG GRAM oferece potência suficiente para trabalho intensivo. Como seria de esperar, as dimensões compactas impedem a presença de uma gráfica dedicada, e o portátil recorre à ainda assim capaz Intel HD Graphics 620.
O LG GRAM pode ser configurado com chips intel de 8ª geração, começando com Intel Core i5 ou i7, certamente da família U, mais pensada para o tipo de autonomia que a LG quer oferecer (até 21.5 horas na versão com 14 polegadas). A RAM, essa, pode ir até 16GB de RAM DDR4 Dual Channel, e o armazenamento possui um máximo de 1TB SSD. O destaque aqui é que o GRAM é o único dispositivo deste segmento que permite acrescentar um segundo SSD em qualquer momento, embora a LG recomende que a adição seja feita num centro oficial.
O LG GRAM oferece-nos ainda um teclado retroiluminado com dois níveis de luminosidade, leitor de impressões digitais e áudio avançado DTS Headphone:X que simula 7.1 canais surround.