Depois de muitos rumores e informações que foram passando para a imprensa, a LG anunciou hoje o seu muito aguardado LG V30, um equipamento que revelou grande ambição, ao apostar fortemente em características sem rival a nível do áudio e imagem.
O lançamento pode ter sido algo sem surpresas: sabíamos que a LG teria no seu dispositivo o melhor ao seu dispor, e não pouparia em mobilizar toda a tecnologia do seu complexo industrial. O resultado é um dispositivo que terá o maior ecrã do mercado por unidade de volume, não apenas face ao perfil frontal. O ecrã é, obviamente um dos novos POLED da LG, com 6 polegadas de diagonal e resolução QHD. No entanto, o dispositivo pesa somente 148 gramas e apresenta 7.3mm de espessura, colocando-o num segmento amplamente mais esbelto que a maioria dos concorrentes destas dimensões.
O hardware chega quase sem surpresas: o LG V30 possui um Snapdragon 835 com 4GB de RAM LPDDR4x e 64GB de armazenamento UFS 2.0. Só a bateria poderá desiludir os utilizadores, já que são uns relativamente modestos 3.300mAh. A construção é, entretanto, certificada IP68 contra a entrada de água, e compatível com carregamento wireless, mas sem informações adicionais quanto a capacidade.
Bom, mas é no áudio e na imagem que o LG V30 se torna efectivamente um equipamento de sonho. Nas câmaras, a LG aposta mais um vez no seu duo clássico de uma câmara principal com uma grande angular. No caso da segunda, falamos de 13MP e abertura f/1.9, desde logo uma abertura pouco usual em câmaras de apoio. A principal de 16MP é ainda mais excepcional, já que representa a primeira vez que um smartphone possui uma abertura f/1.6.
Crucialmente, esta abertura permite que muita mais luz atinja o sensor, facilitando a fotografia em baixa luminosidade, mas autoriza também maior desfoque do plano de fundo.
Entretanto o áudio é potencialmente o mais capaz alguma vez colocado a bordo de um smartphone, com um quad DAC da ESS/Sabre, filtros de áudio e streaming áudio de alta resolução MQA.
Quanto a surpresas, as poucas que houve foram tão interessantes quanto as confirmações do que já sabíamos: o LG V30 chega com o Android 7.1.2 Nougat a bordo, com actualização mais do que certa para Android Oreo. No entanto, a LG trabalhou de perto com a Google para incluir o Google Assistant a bordo, mas com funcionalidades específicas da LG, como processamento específico de sinal para que possamos activar o assistente com OK Google, ainda que estejamos a ouvir música alta. Afinal, temos ao nosso dispor áudio de alta resolução para comunicar com as colunas Bluetooth lá de casa.
O assistente poderá igualmente ser solicitado para gerir a rede de dispositivos domésticos ou para desencadear acções específicas no LG V30.
Entretanto, confirma-se que o LG V30 terá reconhecimento facial e de voz para desbloqueio do dispositivo, embora nesta fase ainda não existam muitos pormenores da capacidade destes sistemas e de quão eficazes serão.
O grande no-show foi mesmo o LG V30+. A versão Plus chegou a ser uma grande protagonista dos boatos da Internet, havendo mesmo a possibilidade de incluir uma pen. No entanto, após a oficialização de hoje, o LG V30+ parece ser fundamentalmente uma versão com 128GB de armazenamento interno, embora este dado esteja pendente da obtenção de informações mais aprofundadas junto da LG.
Lado a lado, o LG V30 não deve nada a nenhum concorrente, reunindo num único pacote alguns dos melhores componentes disponíveis para o mercado móvel, pelo que terá uma capacidade incontestavelmente de topo. Agora está nas mãos da LG conseguir promover e projectar este dispositivo de modo atraente no mercado internacional. Na Coreia, o LG V30 estará disponível já em Setembro, sendo ainda pendente de confirmação a sua chegada aos restantes mercados mundiais.
[…] Estas serão SUMMILUX-H e o destaque tem de ir para a abertura f/1.6, valor neste momento só acessível ao LG V30. […]