A Mastercard anunciou que está a testar um novo tipo de cartão que irá autenticar os utilizadores através da sua impressão digital, sem a necessidade de uma assinatura ou PIN.
Com estes novos cartões, até duas impressões digitais seriam armazenadas no chip EMV do cartão. Coloque o cartão no leitor e segure o dedo numa secção do cartão onde o modelo é armazenado.
Os cartões ainda funcionam com leitores de EMV, os leitores padrão de chip / swipe que pode encontrar na maioria das lojas.
Ainda assim, apesar da óbvia vantagem de uma impressão digital como uma medida de segurança esta não é infalível. As impressões digitais podem ser falsificadas, infelizmente. Um professor já tentou aceder a um smartphone bloqueado com impressão digital usando uma impressora 3D. Os sensores também podem ser ignorados ou hackeados.
Outra desvantagem é que não pode partilhar uma impressão digital, ou seja, não pode apenas entregar um cartão a alguém que queria. Também não pode guardar a impressão digital de ninguém, apenas a sua.
A Mastercard está a testar os novos cartões na África do Sul e planeia começar os testes na Europa e na Ásia.