Ambos são processadores modernos que prometem rivalizar com chips como os Snapdragon 888 e 870 que são atualmente bastante comuns, deixando o taco-a-taco com o Snapdragon 8 Gen 1 para o Dimensity 9000, algo que o processador tem feito bem.

Tanto o MediaTek Dimensity 8000 quanto o 8100 oferecem oito núcleos fabricados em 5nm, com o destaque para quatro Cortex-A78, faltando por isso os Cortex X2 dos chips da gama mais alta. Oferecem ainda uma GPU Mali-G610 MC6, da geração mais recente de gráficas da ARM, prometendo um notável aumento de performance em relação às gerações anteriores. Também aqui, no 8100 deveremos ter uma frequência maior, com desempenho consequentemente melhor.

Outras características que diferenciam os dois processadores é que só o Dimensity 8100 suporta ecrãs WQHD a 120Hz, enquanto ambos aceitam ecrãs de 168Hz HD. Um novo ISP apresenta um incremento de capacidade de processamento, com um fluxo de 5 gigapixéis por segundo para captura de vídeo HDR em simultâneo por duas câmaras, zoom 2x sem perdas e ainda redução de ruído por inteligência artificial. Em qualquer um dos casos, são compatíveis com câmaras de 200MP.

A conectividade é obviamente 5G, com downstream máximo de 4.7Gbps, e incluem WiFi 6E, Bluetooth 5.3 e Bluetooth LE, pelo que não poupam nos padrões modernos de comunicação.

Chegada ao mercado

Os Dimensity 8100 e 8000 devem estar a chegar ao mercado a qualquer momento e já estão confirmados alguns dispositivos, nomeadamente os Redmi K50 Pro, o Oppo K10, Realme GT Neo 3, e ainda um smartphone da OnePlus. Tudo potencialmente já em Março, o que é bastante interessante, considerando que no passado os MediaTek se viam relegados para equipamentos “menos” premium, mas alguns dos lançamentos mencionados são excitantes para dizer o menos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui