Após muitos anos de críticas e má fama, a MediaTek está finalmente a mudar a sua postura no suporte aos dispositivos com os seus chips que a tornará muito mais competitiva, mas dará igualmente aos consumidores uma maior garantia de que os seus dispositivos com MediaTek se manterão actualizados e em bom estado. A parceria assinada com a Google chama-se GMS Express e representa todo um novo programa de conformidade e compatibilidade que altera profundamente o que significa ter um equipamento com chip MediaTek.

Até agora, os dispositivos MediaTek têm tido a má fama de não serem actualizados para novas versões do sistema operativo Android. Embora os chips MediaTek sejam mais baratos inicialmente, a MediaTek tem depois reticências em abrir os chips para que as OEM possam proceder às actualizações de sistema. De facto, a MediaTek fornece inicialmente apenas as drives do hardware e um Android despido, e competiria a cada fabricante alterá-lo para o mercado de consumo, não sem antes o certificar junto da Google num processo moroso e dispendioso.

Com o acordo GMS Express, quando um fabricante integra um chip MediaTek no seu smartphone, recebe uma build Android completa, pré-testada, pré-certificada, e incluindo os Google PlayS Services. A OEM necessitará agora de muito menos tempo e recursos para colocar no mercado um dispositivo Android certificado pela Google e plenamente compatível com os seus serviços.

A alteração é muito significativa também para os utilizadores finais. Diversas marcas Chinesas colocam hoje em dia produtos no mercado que não foram certificados pela Google e, por isso, não serão totalmente compatíveis ou estáveis. Posteriormente, em vez da usual troca de dados necessária para as actualizações do sistema e patches de segurança, a MediaTek pode enviar para os seus parceiros as builds já actualizadas, poupando ainda mais esforços às OEM.

A MediaTek torna-se assim a primeira fabricante de chips a aderir a este padrão de certificação da Google, o que poderá ter um reflexo muito positivo nos olhos dos utilizadores finais, principalmente nos mercados fora da Ásia que hoje olham de modo desconfiado para os equipamentos com chips MediaTek.

E do vosso lado? Parece-vos que uma nova era pode começar para a MediaTek?

1 COMENTÁRIO

  1. Muito boa a notícia! Tenho um Vernee Thor e embora seja um bom equipamento, descobri que a empresa Vernee não está listada na certificação de dispositivos do Google. Percebi mesmo quando liguei e dispositivo pela primeira vez que não tinha a play store instalada e que ela instalava sozinha do nada. Agora estou na expectativa de a empresa um dia melhorar isto e entregar um software mais confiável

    • Boa tarde Luiz. Diversas marcas Chinesas de facto não certificam o Android porque o mercado que lhes importa é o Chinês. Agora com este acordo podem em teoria fazê-lo sem grande esforço, o que será bom para todos nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui