A MediaTek ainda não está disposta a abdicar da sua fé na arquitectura deca-core dos seus processadores de topo, mas pode bem estar a mudar de estratégia na gama média, o reino dos Helio P, já que segundo fontes próximas do gigante de Taiwan, o próximo Helio P40 poderá ser um hexa-core, com potentes Cortex-A73.
Relembro que a MediaTek acabou de anunciar os octa-core Helio P23 Helio P30, que apresentam grandes vantagens face aos seus antecessores, em termos de conectividade e funcionalidades multimédia, mas a aposta em oito núcleos Cortex-A53 retira-lhes alguma cavalagem extra, bem necessária para fazer frente a processadores concorrentes, como o Snapdragon 650.
Actualmente, a MediaTek conta com o MT8176, que conta com dois núcleos A72 que estarão actualmente algo desfasados, com os A73 em pleno, e os A75 a caminho em alguns meses. Ora o MT8176 é algo que podemos considerar um sucesso em tablets, como o Mi Pad 3 ou o ASUS ZenPad 3S, e terá mesmo que ser substituído a breve trecho para se manter competitivo com os restantes hexa-cores no mercado. Mas será que o Helio P40 irá parar a tablets ou smartphones?
Fora deste rumor fica a litografia. Desde finais de 2016 que se fala de um MediaTek Helio P35 que chegaria com litografia de 10nm, mas tal processador ainda não materializou e pode bem nunca chegar a fazê-lo, tendo em conta os atraso que sofreu o Helio X30. A questão fica então no ar, quanto ao processo que a MediaTek utilizará neste potencial Helio P40.
É difícil saber. Seja como for, a MediaTek pode estar aqui a tentar enfrentar a Qualcomm num segmento de chips que ainda vale muito dinheiro, e se o seu objectivo for competir com o Snapdragon 660, terá pelo menos a vantagem económica do seu lado, já que estaremos a falar de núcleos mais baratos que os Kryo do 660.
[…] e arquitectura geral dos futuros Helio P. Anteriores rumores ainda por confirmar indicavam que o Helio P40 apostaria em arquitectura hexa-core, com dois núcleos Cortex-A73 no cluster […]