Já sabíamos que a Microsoft preparava a entrada da inteligência artificial nas ferramentas do Office, e o anúncio foi dado hoje. É uma ferramenta extra-poderosa e impressionante, que doravante nos permite automatizar um sem-número de tarefas para agilizar os fluxos de trabalho, por exemplo no caso da criação de apresentações em Powerpoint.
A inteligência artificial passa desde agora a ser parte integrante das poderosas ferramentas disponíveis no Word, Excel, Powerpoint ou Teams. A promessa é enorme: com o Microsoft 365 Copilot podemos criar textos e ajustar o seu tom ou tamanho no Word, tratar dados no Excel, incluindo criação de gráficos, ou desenhar e acrescentar elementos adicionais nas apresentações do Powerpoint.
Para aqueles que, como eu, acabam firmemente perdidos em KPI’s e outros indicadores de produtividade e tipologias, a possibilidade de utilizar linguagem natural para criar pedidos de análise e resumos de pontos principais em vez de andar a arrastar o rato de A para B, criar fórmulas, brincar com pivôs, parece francamente fenomenal, pelo menos para uma primeira fase de mineração de dados de forma mais rápida.
Outra tarefa que parece francamente agilizada é a realização de atas numa reunião, já que via Teams pode ser automatizado o resumo dos pontos principais e a ferramenta poderá mesmo associar o que foi dito a quem o disse. Entretanto, no Outlook, o Microsoft 365 Copilot sumariza e responde a emails com a maior das facilidades.
A nova ferramenta já está disponível através de duas formas no Microsoft 365: incorporado nas aplicações que milhões de pessoas utilizam diariamente – como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, entre outras –, para melhorar a criatividade, produtividade e competências e através de uma nova experiência – o Business Chat – que utiliza dados do calendário, e-mails, chats, documentos, reuniões e contactos para gerar alertas e atualizações de estado com base nas atividades diárias dos utilizadores.