Com várias marcas a anunciarem os seus próprios equipamentos com Windows 11, a Microsoft anunciou hoje também uma grande série de novidades na família Surface. Ao todo são quatro novos equipamentos Surface, que chegarão ao mercado já com o novo sistema operativo, embora o destaque deva ir mesmo para o novo Surface Laptop Studio.

O Microsoft Surface Laptop Studio é o mais potente e maleável dos Surface apresentados hoje e tem não só o hardware como também a engenharia para impressionar. Relembrando a solução encontrada pela HP para o seu HP Elite Folio, o ecrã de 14.4″ do Surface Laptop Studio assenta sobre um suporte que se dobra pela metade, permitindo ao ecrã repousar sobre as teclas em forma de tablet.

Desta forma pode ser usado como superfície de desenho para criativos. Certamente tem os predicados para isso, com resolução 2400×1600, 120Hz de taxa de atualização e Dolby Vision. Por dentro encontramos os mais recentes processadores da Intel, com opção pelos Core i5-11300H ou Core i7-11370H com um máximo de 32GB de RAM e 2TB de armazenamento interno. Embora a opção de base inclua uma Intel Iris Xe, a variante com o Core i7 inclui uma Nvidia RTX 3050 Ti com 4GB VRAM.

A par com o Laptop Studio, há um novo Microsoft Surface Pro 8 que recebe um ecrã maior de 13″ com resolução de 2880×1920 e 120Hz de taxa de atualização, além de Dolby Vision. Por dentro encontramos opções por Core i3-1115G4, Core i5-1145G7 ou Core i7-1185G7 com um máximo de 32GB de RAM e 1TB de armazenamento. Ao contrário do que acontece com o Studio, não teremos aqui opção por uma gráfica dedicada. O áudio inclui duas colunas estéreo com Dolby Atmos.

O Microsoft Surface Pro 8 vem acompanhado de uma nova Type Cover onde podemos armazenar e carregar a nova Surface Slim Pen 2.

Em comum, Microsoft Surface Laptop Studio e Surface Pro contam com 2 portas USB 4.0/Thunderbolt 4.

Anunciada está também uma versão estritamente WiFi do Microsoft Surface Pro X com processador Snapdragon SQ. Estes três equipamentos deverão estar disponíveis em Portugal no início do próximo ano.

O primeiro dos novos equipamentos a chegar a Portugal será mesmo o novo Surface Go 3, com um preço a começar nos €499, e que traz como principal novidade novos e mais modernos processadores. Especificamente, teremos ao nosso dispor um Intel Pentium Gold 6500Y ou um Intel Core i3-10100Y, para uma melhoria de 60% no desempenho, com as restantes especificações a manterem-se.

Novos acessórios

Além dos novos equipamentos Surface, a Microsoft anunciou igualmente um conjunto de acessórios. Destaca-se aqui, obviamente, a nova Surface Slim Pen 2, mais leve e mais precisa, que pretende aproximar toda a experiência à utilização de uma caneta clássica.

Há também os novos auscultadores Microsoft Modern USB-C e o Sufrace Adaptive Kit, um conjunto interessante de soluções de acessibilidade para utilizadores com necessidades específicas.

Procurando ser uma marca ainda mais ecológica, a Microsoft aliou-se à SABIC, criadora de uma resina que inclui 20% de plástico retirado dos oceanos, concebendo nesta parceria o Ocean Plastic Mouse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui