Têm lido nas notícias que muitos patrões estão a chamar os funcionários de volta para o escritório? E que 80% dos inquiridos diz que prefere procurar outro emprego? Com o trabalho remoto e o work from anywhere ainda na ordem do dia, uma das ferramentas que mais popularidade ganhou durante a pandemia, o Microsoft Teams, recebeu uma verdadeira enchente de funcionalidades capazes de otimizar as reuniões, mesmo por comparação a reuniões presenciais.
A Microsoft introduziu uma nova versão Premium disponível a partir de Fevereiro e que tem algumas peças muito interessantes de inteligência artificial a bordo, como a capacidade de criar listas de tarefas automaticamente na sequência de uma reunião, mas também de gerar a ata e tentar de forma autónoma marcar os principais pontos discutidos. A cereja no topo do bolo é a capacidade de marcar todas as ocasiões em que o nosso nome foi mencionado. Para um desgraçado que tem de fazer atas esta funcionalidade será salva-vidas, mas resta ainda saber qual o preço a pagar. Comecem já a falar com os vossos departamentos de compras.
Antes destas funções, entram em cena novas possibilidades de interação nos chats, com 800 reações disponíveis, e conversações agendadas, ou seja a possibilidade de remarcar uma mensagem recebida para uma ocasião futura, quando o vosso chat parece uma árvore de natal.
Existem ainda novas funcionalidades via apps associadas, como a possibilidade de utilizar o serviço iHeartRadio diretamente no Teams para partilhar música e estações de rádio com os colegas.
A par com as alterações ao nível do software, a Microsoft anunciou igualmente o Microsoft Presenter+, o primeiro comando para apresentações especialmente pensado para o Teams. Permite passar os slides de forma impercetível, silenciar e ativar o microfone, dirigir a atenção do público com o ponteiro do ecrã e integrar rapidamente uma reunião.