A Chinesa Xiaomi anunciou hoje finalmente a MIUI 12 baseada no Android 10, e que traz não só muitas novidades, como também uma enorme lista de dispositivos que receberão a nova skin a breve trecho.
O primeiro ponto de destaque da MIUI 12 é toda uma nova tecnologia própria para as animações. Afinal, uma má interface pode destruir toda a experiência de utilização e comprometer o apelo de um smartphone. A Xiaomi desenvolveu uma nova técnica para gerar as luzes e sombras, cantos sem serrilhamento e mesmo animações dinâmicas que se adaptam ao estilo do utilizador: uma app pode mesmo ser fechada a meio da abertura.
As animações parecem dominar a MIUI 12, incluindo com Super Wallpaper, um wallpaper dinâmico que permite fazer closeups extremos a planetas e locais específicos, com um efeito verdadeiramente soberbo, se não algo lento para quem quer simplesmente desbloquear o smartphone.
Passando a elementos mais práticos, a MIUI 12 promete ser muito mais segura, com uma opção para controlar em tempo real apps que estejam a aceder no momento à localização, microfone ou câmara. A MIUI 12 é efetivamente o primeiro sistema operativo certificado pelo TÜV Rheinland pela sua proteção à privacidade dos utilizadores.
Outros pontos interessantes incluem o Dark Mode 2.0., uma nova aplicação de saúde e a possibilidade de colocarmos as apps em formato flutuante picture-in-picture para contornar o facto de muitas ainda não suportarem bem o ecrã dividido.
Portanto, existem muitas mais mudanças na nova MIUI 12 e poderão experimentá-la em breve (ou mais ou menos) já que a Xiaomi tem um calendário de atualizações muito amplo, embora de momento saibamos apenas os dispositivos que estarão em cada onda de atualizações no mercado Chinês, com o mercado internacional ainda por clarificar.
Primeira onda:
- Xiaomi Mi 10
- Xiaomi Mi 10 Pro
- Xiaomi Mi 10 Youth Edition
- Xiaomi Mi 9 Pro 5G
- Xiaomi Mi 9 Explorer Edition
- Xiaomi Mi 9
- Redmi K30 Pro Zoom Edition
- Redmi K30 Pro
- Redmi K30 5G
- Redmi K30
- Redmi K20 Pro Premium Edition
- Redmi K20 Pro
- Redmi K20
Segunda onda:
- Xiaomi Mi Mix 3
- Xiaomi Mi Mix 2S
- Xiaomi Mi CC9 Pro
- Xiaomi Mi CC9
- Xiaomi Mi CC9 Meitu Edition
- Xiaomi Mi 9 SE
- Xiaomi Mi 8 Screen Fingerprint Edition
- Xiaomi Mi 8 Explorer Edition
- Xiaomi Mi 8
- Redmi Note 8 Pro
- Redmi Note 7 Pro
- Redmi Note 7
Terceira onda:
- Xiaomi Mi CC9e
- Xiaomi Mi Note 3
- Xiaomi Mi Max 3
- Xiaomi Mi 8 Youth Edition
- Xiaomi Mi 8 SE
- Xiaomi Mi Mix 2
- Xiaomi Mi 6X
- Redmi Note 8
- Redmi 8
- Redmi 8A
- Redmi 7
- Redmi 7A
- Redmi 6 Pro
- Redmi 6
- Redmi 6A
- Redmi Note 5
- Redmi S2
O momento da primeira onda receber a MIUI 12 será já em Junho, mas as restantes ondas de atualização ainda estão por determinar na sua calendarização.