A MSI, uma das grandes marcas internacionais de computadores, revelou agora um refresh à sua gama de workstations Vortex, tanto nos modelos desktop W25, WT57, mas também nas workstations mobile WE e WS63, iniciando uma nova etapa no mundo das workstations ao anunciar a Vortex W25 como a primeira workstation a nível mundial com uma NVIDIA Quadro P5200.
Embora a NVIDIA Quadro P5200 seja intrinsecamente semelhante à GTX 1070, com 16GB de RAM DDR5 a 3,6GHz, como é normal nas Quadro, a P5200 oferece drivers certificadas optimizadas para trabalho gráfico profissional em aplicações CAD, médicas ou científicas.
A workstation MSI pode, no entanto, ser equipada com as Quadro P4200 e Quadro P3200, enquanto o processamento fica a cargo de chips Intel Core i7 hexa-core de 8ª geração e um máximo de 64GB de RAM, com o armazenamento a consistir de dois NVME PCIe/SATA SSD ou um HDD SATA. Tudo isto num corpo bastante compacto de 2.5L com montagem VESA que pode ser por isso ser simplesmente acoplado a um monitor, para uma máxima poupança de espaço.
No caso das séries Vortex VE (mobile) e Vortex VT75 (desktop), além dos processadores Intel de 8ª geração, teremos ao nosso dispor com processadores Intel Xeon, amplamente mais duráveis e estáveis para trabalho intensivo de longa duração.
Entretanto, os monitores para as workstations serão de 17.3 polegadas com resolução FHD e 94% do espectro de cor NTSC, ou UHD com 100% do AdobeRGB.
A disponibilidade das novas workstations MSI ainda está por confirmar, mas os preços deverão começar perto dos €2000.