Chegou finalmente o primeiro e muito aguardado smartphone 5G da HMD Global, casa dos telemóveis Nokia. O Nokia 8.3 5G volta a empurrar para uma gama superior a família Nokia 8, equipando-a com excelente hardware, incluindo quatro câmaras e o potente Snapdragon 765G.
O Snapdragon 765G é um potente octa-core que parece a escolha de lei para a gama média premium ou flagship killer, mas a HMD faz questão de nos indicar que o Nokia 8.3 5G tem compatibilidade com mais bandas 5G que qualquer outro smartphone no mercado, reduzindo o risco de se tornar obsoleto a curto prazo.
Por fora, o ecrã não tem o lábio inferior menos generoso que já vimos, mas a ampla unidade de 6.81 polegadas tem muito a seu favor, tratando-se de um painel IPS LCD FHD+ com tecnologia HDR e com tecnologia adaptativa que ajusta não só a luminosidade, mas também o contraste, conforme a luz ambiente. Um chip Pixelworks permite igualmente converter conteúdos SDR para HDR.
A surpresa aqui é que a Nokia optou por colocar o leitor biométrico na tecla lateral. Não é a posição favorita de todos, mas não é um problema.
Atrás, o departamento das câmaras é muito bem servido por lentes ZEISS e uma câmara principal de 64MP, coadjuvada por uma ultragrande angular de 12MP aparentemente vocacionada para vídeo e baixa luminosidade, com captura de som OZO. Temos ainda um sensor de profundidade e uma câmara macro, e aqui talvez a HMD pudesse ir mais longe, com uma câmara zoom. Ah: à frente, uma câmara de 24MP fará a festa, também com ópticas ZEISS.
As câmaras estão armadas de tecnologia até aos dentes, incluindo efeitos cinematográficos ZEISS, que permitem capturar vídeo com efeitos como o anamórfico ou com flares, ou um modo Action Cam.
A autonomia é garantida por uma bateria de 4500mAh com carregamento de 18W.
Ora, não convém esquecer que este equipamento chega com Android 10 e promete três anos de atualizações de segurança e atualização para o Android 12. Parte muito clara do compromisso da HMD com a longevidade deste terminal.
Quanto custará o Nokia 8.3 5G? €599 com chegada no Verão, um valor nada mau.