Começa a ser muito difícil adivinhar o que quer a Samsung dizer com “smartphone dobrável”. Até agora sempre pensamos num equipamento com um ecrã OLED flexível, capaz de ser dobrado sobre si mesmo, e não temos razão para duvidar que esse smartphone exista. No entanto, têm sido reveladas patentes Samsung muito diferentes do esperado e a de hoje é claramente direccionada a gamers.

Para ser realmente honesto convosco, não creio que este seja o famigerado Samsung Galaxy X, mas não deixa de ser interessante. O dispositivo que apresentamos desta vez é reminiscente do recente ZTE Axon M, ao incluir duas metades, dobráveis uma sobre a outra, cada uma com o seu próprio ecrã.

Segundo os diagramas mostrados pela patente, um dos ecrãs seria usado como touchpad para controlar o smartphone jogos e multimédia, embora cá entre nós os comandos físicos me pareçam ter mais potencial que um ecrã touch, quer no refinado dos movimentos, quer na poupança de bateria que advém de não tratarmos um simples deslizar como várias centenas de pixeis que necessitam de processamento.

Portanto, esta nova patente não é totalmente prática, nem absolutamente intuitiva. Muitas vezes as patentes servem mais de defesa contra futuros concorrentes, do que de prova taxativa da existência de um protótipo que se pretende levar até ao mercado final de consumo. Neste caso não sei qual das opções está em cima da mesa.

Em competição feroz com LG e Apple para colocar no mercado um smartphone flexível, a Samsung pode estar a cobrir as bases para se certificar que o resultado final estará seguro contra litigação. Ou então teremos definitivamente um 2018 muito interessante com smartphones a inovar depois de anos de factores de forma praticamente todos iguais.

Esperemos que sim!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui