A Audi está a reivindicar caraterísticas únicas topo de gama, assim como novos níveis de eficiência para o novo modelo A8, que foi revelado antes da sua estreia pública no Salão Automóvel de Frankfurt. Espera-se a comercialização do novo Audi A8 a partir de setembro, com preços a iniciarem nas nos 90.600€ na versão padrão, e 94.100€ na versão L, na Alemanha.
O novo topo de gama da Audi é com certeza o mais luxuoso e inovador modelo já alguma vez produzido e oferecido pela marca alemã, que está direcionado aos atuais e potenciais clientes do S-Class da Mercedes e do 7 Series da BMW.
Interior
O novo Audi A8 é 37mm mais longo que a versão anterior, tanto na versão padrão como na versão A8 L. A distância entre eixos é ligeiramente mais longa, mas o carro é ligeiramente mais estreito que o anterior.
A linha de design é introduzida na parte exterior, dando um visual mais musculado, com uma grelha frontal de linhas horizontais múltiplas para que o carro pareça mais amplo.
O painel frontal representa um passo em frente relativamente ao modelo anterior, com um design mais clean, tornando assim possível a presença de um ecrã de 10,1 polegadas muito bem integrado no centro da cabine, acompanhado por outro ecrã de 8,6 polegadas que controla o sistema de ventilação e aquecimento.
Na parte de trás há espaço extra para as pernas de todos os passageiros, graças à distância entre eixos mais longa. Destaque para o assento esquerdo, que pode ser convertido em “banco de relaxamento”. A ativação desta função carateriza-se pelo apoio para os pés, devidamente aquecidos e massajado.
Motor
A motorização diesel vai dominar este modelo, embora cada versão do veículo irá obter alguma forma de eletrificação. O motor padrão para o Audi A8 será uma versão atualizada do já conhecido V6 TDI de 3 litros da Audi, que produz 286cv. Outra opção deste modelo é o motor V8 TDI de 4 litros com 435cv e 460cv, que ficará disponível logo após o seu lançamento. O motor TFSI de 3 litros e 340cv é ainda outra opção, a gasolina.
Todas as versões do novo Audi A8 farão uso de 48 volts de eletricidade para alimentar um sistema híbrido que irá permitir auxiliar no desenvolvimento/rendimento do carro. A Audi afirma que este sistema permite ainda percorrer cerca de 4km por cada depósito de combustível.
Uma das versões mais interessantes deste novo Audi A8 será o A8 L e-tron quattro, que combina um motor a gasolina V6 turbo de 3 litros com um motor elétrico preparado para produzir 449cv e 700 Nm de binário. Neste caso, o espaço interior sofre com a alocação das baterias que permitem percorrer até 50 km sem recorrer ao motor a combustão.
O e-tron será um híbrido plug-in, mas a Audi também o utilizará para introduzir o carregamento sem fio, através de diagramas no sistema de ajuda e informação, que ajudará o condutor a posicionar sobre o dispositivo, que recarregará o carro a uma taxa de 3,6 kWh.
O novo Audi A8 está também equipado de série com uma suspensão a ar e uma caixa de velocidades automática de 8 velocidades. Outras opões de chassis incluirão um diferencial desportivo ativo e um sistema de direção de quatro rodas. Os tamanhos das rodas poderão variar entre as 17 e as 21 polegadas.
Ajuda autónoma de condução
A Audi aclamou que o novo A8 é o primeiro carro com o nível 3 de tecnologia autónoma que permite iniciar, acelerar, conduzir e travar em qualquer estrada onde haja uma barreira central entre as direções de trânsito. Denominado Traffic Jam Pilot, este sistema permite cumprir as regras de trânsito enquanto o condutor se pode concentrar no seu programa de TV favorito, através do sistema de ajuda e informação do carro.
O novo Audi A8 possui uma abrangente gama de inputs para ajudar a medir tudo em seu redor: 12 sensores ultrassónicos na frente, laterais e traseira; quatro câmaras de 360 graus nos espelhos dianteiros, traseiros e laterais; um radar de longo alcance e um scanner a laser na frente; uma câmara frontal na parte superior do para-brisas e um radar de alcance médio em cada canto do carro. O remote parking pilot e o remote garage pilot usam os sensores para conduzir o carro dentro e fora de espaços e garagens, sem que o motorista esteja sequer dentro do carro.
Depois disto, diga-nos o que acha do novo Audi A8. Dê-nos a sua opinião ou perspetiva na secção de comentários abaixo…