O novo Ford Focus foi analisado pela Aktion Gesunder Rücken e. V. (AGR), uma organização líder nas questões relacionadas com a coluna vertebral, tendo os seus bancos (condutor e passageiro) recebido o selo de aprovação desta organização. De salientar que a AGR é a responsável pela “Campanha para Umas Costas Saudáveis”.
As dores nas costas são uma das principais causas de incapacidade a nível mundial, sendo esta uma condição que os especialistas estimam que irá afectar certa de metade da população europeia num qualquer momento das suas vidas. No caso de viagens de carro, esta situação pode-se tornar uma experiência desconfortável ou, até mesmo, ser despoletada durante a viagem.
O novo Ford Focus, graças aos 18 modos de regulação, garantindo assim o máximo apoio e conforto aos seus utilizadores, contribui para o alívio dos que sofrem das dores de costa na estrada, tendo por isso recebido a distinção da AGR.
Este é o primeiro modelo da marca a receber o reconhecimento da comissão de testes independente da AGR, formada por especialistas em diversas áreas da medicina. De forma a obter a aprovação, o banco terá que ser capaz de se adaptar à pessoa na sua posição sentada, em vez de ser a pessoa a adaptar-se à posição do banco.
“Estar sentado numa posição incorrecta pode fazer com que o condutor se curve inconscientemente para a frente, colocando a pressão na parte inferior das costas. O nosso objectivo com o Focus foi conceber um banco ajustável em 18 posições que se adaptasse a qualquer pessoa, permitindo que condutores de todas as estaturas e morfologias obtivessem, facilmente, a sua posição ideal e com o máximo de conforto, principalmente em viagens longas.” – Glen Goold, Engenheiro-Chefe do Programa Ford Focus
Os bancos do novo Ford Focus foram desenvolvidos com o objectivo de obter a aprovação da AGR. Nas 18 regulações, é possível ajustar correctamente a altura, o comprimento e a inclinação do banco, para além do apoio das costas, pescoço e coxas. O ajuste do apoio lombar de 4 vias é controlado electronicamente através de um botão lateral integrado no banco.
Para desenvolver o apoio lombar de 4 vias, os engenheiros da Ford recorreram a condutores masculinos e femininos de várias estaturas, pesos e morfologias, de modo a desenvolver o modelo de banco ideal. No que diz respeito a durabilidade, os testes implicaram 150.000km de condução em condições reais, assim como a utilização de um simulador robótico, capaz de reproduzir o comportamento humano a nível do cóccix e das nádegas. Este robot é capaz de condensar 10 anos completos de utilização em apenas 3 dias, ao executar 7500 movimentos de sentar, inclinar e rodar.
“A qualidade ergonómica do banco de um automóvel é de extrema importância, especialmente para os condutores frequentes. Estamos muito satisfeitos por ter a Ford ao nosso lado no combate às dores nas costas, disponibilizando bancos altamente confortáveis a um número ainda maior de pessoas.” – Detlef Detjen, Director Geral da Aktion Gesunder Rücken e.V.