Parece que a gama LG é mesmo para ser levada a sério. Depois do lançamento dos LG Q6 que trazem para a gama intermédia algumas características do LG G6, agora o LG Q8 quer fazer o mesmo pelo LG V20.
Trata-se de facto do LG V34, que era até agora um exclusivo do Japão e adopta aqui um novo branding.
A maior diferença face ao LG V20 é o ecrã menor, de apenas 5.2 polegadas, mas mantém-se a resolução QHD com que a nitidez deverá ser muito interessante, e a tecnologia Quantum IPS é decididamente de gama alta. O ecrã secundário mantém-se para as notificações, agora que está praticamente confirmado que deixará de ser uma presença na gama V convertida aos painéis OLED.
De resto, encontramos aqui todos os principais pontos do LG V20, como o processador Qualcomm Snapdragon 820 com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento expansível. O áudio volta a fica a cargo de um quad-DAC com capacidade para áudio de alta resolução, o que dará aos audiófilos uma boa alternativa ao mais caro LG V20 ou mesmo ao LG G6.
Com as duas câmaras duplas na face traseira, uma das quais de 13MP e a outra de 8MP grande angular, será muito difícil distinguirmos o LG Q8 do LG V20 a alguma distância, e a LG não se poupou a funcionalidades, já que a câmara chega com estabilização óptica de imagem e capacidade para gravação de vídeo 4K.
Finalmente, a bateria é muito razoável, com 3000mAh e encontra-se bem protegida graças à certificação IP67 do LG Q8.
Bom, mas e quando poderemos ter acesso a este dispositivo? É difícil saber, mas esperamos que chegue aos mercados externos, tal como os Q6 o fizeram. Afinal, fora o processador de 2016, o LG Q8 tem todo o apelo de um smartphone de gama alta, e é até surpreendente que a LG o tenha lançado, visto o seu potencial para competir com os seus pesos-pesados.
É obviamente uma opção interessante por parte da LG que deste modo parece interessada em diversificar o seu portefólio e criar maior uma presença no mercado em diferentes segmentos.
E vocês, o que pensam sobre o LG Q8?