Actualmente, existem dois grandes problemas com headphones wireless: o Bluetooth pode ficar sem sinal em áreas com muito ruído de sinal e a autonomia da bateria é mínima. Contudo, a Qualcomm pensa ter encontrado uma solução melhor para ambos os problemas com um novo processador.
De acordo com Anthony Murray, Senior Vice President e General Manager de Voice & Music da Qualcomm, o SoC QCC5100 Low Power Bluetooth reduz o consumo de energia em 65%. Isso, por sua vez, fornece aos headphones quase três vezes mais o tempo de reprodução em comparação com headphones com SoCs anteriores.
Murray também afirmou que o Qcc5100 tem uma potência de transmissão significativamente melhor, o que deve reduzir o número de vezes em que o dispositivo fica sem sinal quando está no metro por exemplo. O processador suporta Bluetooth 5, que só foi anunciado em 2016 e apenas começou a aparecer em dispositivos, como Samsung Galaxy S8 e Apple iPhone X, no ano passado.
Para além dessas melhorias, o minúsculo processador tem o dobro da capacidade de processamento da antiga solução da Qualcomm.
Isto significa que o processador pode fornecer um cancelamento de ruído activo muito mais robusto e assistência auditiva. Por exemplo, permitiria algumas alterações de som condicionais, como fazer o som mais suave quando os seus headphones detectarem que está ser feito um anúncio num comboio.
Actualmente, não há fabricantes de headphones que declararam estar a usar o novo QCC5100, mas a Qualcomm diz que está a trabalhar com vários fabricantes importantes.