Estão com um apetitezinho para um novo portátil de gaming? A Asus anunciou um grande refresh à sua famíia TUF com atualizações para os modelos A15, A17, F15 e F17. Portanto, até ver, estes equipamentos mantêm-se em dimensões de ecrã “clássicas” e escapam à aposta muito clara nos ecrãs de 18 polegadas que emergiu para já desta CES 2023. Mas, além dos novos processadores e gráficas, os quatro modelo TUF oferecem agora um MUX switch que permite ligar e desligar automaticamente a gráfica integrada, graças à integração com a Nvidia Advanced Optimus.
Desta forma, a gráfica dedicada envia os gráficos diretamente para o ecrã sem ter de os fazer passar pela gráfica integrada, aumentando potencialmente o desempenho durante jogos, com significativa redução da latência. Não sem possível impacto no consumo energético, claro, por isso é sempre uma opção a levar em consideração caso estejam a tirar sumo da bateria. E por isso mesmo é que ligar e desligar o switch automaticamente é uma enorme vantagem, face à necessidade de termos que nos lembrar de cada vez que queremos voltar a ativar a gráfica integrada para outros propósitos que não o gaming. E que – claro – nos esqueceremos de fazer na altura errada.
Portanto, sem surpresas, as diferenças entre modelos A e F estão ao nível dos processadores, com os primeiros a serem os modelos com AMD e os segundos a usarem material Intel. Mais especificamente, um processador Intel Core i9-13900H ou um AMD Ryzen 9 Zen 4 na configuração máxima.
Gráficas de última geração também estarão a bordo para gaming em alto desempenho, e isto significa Nvidia GeForce RTX 40 series, embora sem especificar se chegaremos a uma 4090, por exemplo. O armazenamento interno também não foi especificado, mas está confirmada a expansibilidade via slot adicional para um SSD M.2 NVMe PCIe Gen 4×4 a ser colocado à vontade e necessidade do utilizador. Isto significa que não precisamos pensar imediatamente nas nossas necessidades a longo prazo ao comprarmos um dos equipamentos TUF, já que mais tarde poderemos ajustar o armazenamento conforme necessário.
Sabemos mais sobre os novos TUF Gaming? Não, o que é uma enorme pena. Entre o MUX switch automático e o hardware de topo, estes equipamentos que se encontram no segmento mais económico do gaming parecem ser muito bem estudados.