A MediaTek anunciou os MediaTek Helio P30 e Helio P23, os seus novos processadores para a gama média, e o grande foco da melhoria face aos seus antecessores parece ser o multimédia. A MediaTek decidiu, de facto, ser conservadora e ambos os chips sucedem a P20 e P25 com a mesma estrutura octa-core com Cortex-A53.
Mas ambos os processadores são agora equipados com a mais potente gráfica Mali-G71, da mesma família que encontramos em equipamentos como o Huawei P10 ou o Samsung Galaxy S8. Face à Mali-T880, a G71 prometerá melhor desempenho gráfico, e melhorias significativas no que é percepcionado como um ponto vulnerável dos MediaTek.
Entretanto, a tecnologia Imagiq 2.0 é herdada do Helio X30 e introduz novas capacidades a nível de imagem na gama média. Helio P30 e P30 possuem portanto compatibilidade com estabilização electrónica de imagem, exposição instantânea, entre outras. No caso do Helio P30, as capacidades fotográficas passaram igualmente para duas câmaras principais de 16MP ou uma de 25MP, enquanto o P23 mantém as duas câmaras de 13MP do P20, ou uma de 24MP.
Grande novidades, entretanto, em termos de comunicações, ambos os chips incluem Dual VoLTE, na prática significando que ambos os cartões SIM poderão ligar-se via LTE para voz. A MediaTek inclui igualmente novas tecnologias de conectividade que deverão em teoria melhorar a capacidade dos chips para recepção melhorada. Mais sintomático é que os dois processadores incluem um modem mundial que suporta todas as redes mundiais, significando que qualquer equipamento com Helio P23 ou Helio P30 poderá ser utilizado com compatibilidade completa em qualquer país do mundo.
De resto, Helio P23 e Helio P30 mantêm as capacidades aproximadas dos seus antecessores, com quatro dos núcleos a correrem a 2.3GHz, enquanto os restantes podem atingir uma velocidade máxima de 1.56GHz, mantendo igualmente o fabrico num processo de 16nm. Apesar das semelhanças com os seus antecessores, os novos chips incluem o Core Pilot 4.0 que melhor modulará a acção do processador para garantir um bom equilíbrio entre performance e consumo energético, sem prejudicar a experiência de utilizador.
Fora este ponto, Helio P23 e Helio P30 são uma boa aposta da MediaTek e deverão facilitar aos fabricantes Chineses a penetração nos mercados ocidentais, graças às melhorias a nível da conectividade.