O Motorola Moto Z continua a ser o campeão solitário da modularidade nos smartphones, e a Lenovo tem pelo menos mostrado um grande compromisso com a criação de novas Mods para acrescentar funcionalidades extra ao dispositivo. A terceira geração, denominada Moto Z3, poderá ser anunciada já em Abril, e entretanto chegam-nos às mãos os renders mais detalhados que tivemos a oportunidade de verificar, confirmando inúmeros pormenores do futuro Moto Z3 Play.

Talvez o mais interessante que o design se altera em alguns pontos fundamentais. Nomeadamente, o Moto Z3 Play adopta um ecrã bastante mais moderno com proporções 18:9 em vez das 16:9 do seu antecessor. Esta profunda alteração das proporções do ecrã levaram muitos a temer que se perdesse a compatibilidade com as Moto Mods já no mercado.

Muito pelo contrário, a Motorola fez claramente todos os esforços possíveis para manter o dispositivo dentro das dimensões gerais das gerações anteriores de Moto Z, variando as dimensões apenas nas décimas de milímetros. Com 156,4 x 76,47 x 6,65mm contra os 156,2 x 76,2 x 6mm do Moto Z2 Play, o Moto Z3 Play deverá manter facilmente a compatibilidade com qualquer mod actualmente no mercado. Para conseguir esta proeza e empenho com o seu sistema, a Motorola reduziu drasticamente os rebordos do ecrã, principalmente os lábios superior e inferior: o ecrã ganha meia polegada para chegar às 6 polegadas sem acarretar qualquer alteração na altura, ou na largura do dispositivo.

Portanto, com os lábios amplamente reduzidos, o leitor biométrico foi relocalizado para a lateral do dispositivo, uma posição mais costumeira nos Xperia que abordaram agora um posicionamento mais tradicional. Estarão os dois factos relacionados?

O único ponto onde as medidas são realmente diferentes é na espessura, com o Moto Z3 Play a possuir mais de meio milímetro de profundidade, o que ainda assim não deverá limitar a compatibilidade com os Moto Mods.

Ora este não será o Moto Z3, mas o Moto Z3 Play, e parece que teremos um Snapdragon 636 a bordo, com o que o equipamento se torna bastante mais atraente, já que o seu antecessor continha o Snapdragon 626. Ao nosso dispor estarão 6GB de RAM e 64GB de armazenamento na configuração máxima, além de uma bateria de 3000mAH.

Embora os rumores apontem para a presença de uma câmara principal de 12MP emparelhada com uma de 8MP e uma câmara frontal de 5MP, estes dados estão de momento por confirmar.

Os renders que nos chegam via OnLeaks, aka Steve Hemmerstoffer, são extremamente credíveis, como costumam ser os renders deste insider com grande crédito. Aquilo que eu aqui destacaria é o empenho da Lenovo em não criar uma ruptura com as anteriores gerações de equipamentos modulares, ao conseguir manter os traços gerais do dispositivo. Com o novo ecrã, o Moto Z3 ganhará inclusivamente uma maior elegância e será quiçá um equipamento muito mais atraente do ponto de vista do mercado.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui