O Huawei Mate 30 Pro será talvez o dispositivo mais aguardado deste final do ano, pelo menos no que concerne ao ecossistema Android. Com a data de lançamento marcada para dia 19, novos renders mostram-nos a completa excelência do design deste dispositivo.
Na família Mate, a Huawei sempre procurou puxar pelos talentos das suas equipas de design para conseguir looks mais diferenciadores e marcantes. Os Mate, por isso, sempre se distinguiram dos restantes Huawei, marcando inúmeras tendências no futuro imediatamente a seguir. Não será diferente este ano, com o design agora revelado quase por completo e mostrando traços claramente premium.
Se estes renders estiverem corretos, o Huawei Mate 30 Pro terá igualmente algumas apostas muito interessantes. O ecrã é certamente um destaque: a Huawei apostou num ecrã com elevada curvatura lateral, escondendo praticamente qualquer sinal de rebordos laterais, enquanto os lábios superior e inferior são mínimos. De facto, o único corte neste minimalismo é a presença do notch no topo do ecrã.
Atrás, a traseira parece novamente de vidro, mas desta vez o módulo fotográfico é mais agradável, em forma circular, e rodeado por um halo. O que é difícil de notar à primeira vista é a presença de uma tecla de bloqueio, mas nenhuma tecla de volume, indicando que este será controlado através de uma área sensível na lateral do ecrã.
Segundos os renders de OnLeaks, o Mate 30 Pro manterá o tradicional emissor IR, e deverá também manter os altifalantes estéreo que têm caracterizado as versões Pro do Mate há várias gerações.
A moldura de metal, entretanto, caracteriza-se por ser mais espessa no topo e na base do Mate 30 Pro, rematando as suas linhas longitudinais, que são perfeitamente planas nestas extremidades. A grossura extra do metal nestas zonas é pelo menos uma garantia de maior capacidade para absorver quedas, algo nada negligenciável num dispositivo desta gama de preço.
Um hardware de excelência
Estamos ainda a duas semanas do lançamento em Munique do Huawei Mate 30 Pro, mas temos já pequenas peças soltas do seu hardware. Se juntarmos cada uma destas peças, montamos um puzzle de um dispositivo muito potente.
No seu centro teremos um novo processador com modem 5G, o Kirin 990, embora os detalhes deste chip sejam ainda desconhecidos, não se sabendo totalmente o que trará de extra em relação ao atual Kirin 980.
Entretanto, a bateria será uma potente unidade de 4500mAh, com carregamento rápido de 55W e capacidade para 25W de carregamento sem fios.
Sabemos igualmente que a Huawei incluirá um total de seis câmaras, sendo quatro na face traseira, incluindo duas com 40MP, uma das quais sendo o maior sensor fotográfico jamais incluído num smartphone. Contaremos ainda com uma câmara de 8MP e um sensor ToF 3D.
A grande incógnita
A única grande pergunta que ainda rodeia o Mate 30 Pro é qual o sistema operativo que incluirá. Pensava-se até recentemente que este seria um terminal com Android, mas os dados mais recentes emanados da Google indicam que este terminal não terá sido certificado para os Google Play Services.
Entretanto, se o HarmonyOS é uma opção, foi a própria Huawei quem declarou muito recentemente que não lançaria este ano dispositivos com este seu sistema operativo doméstico.
Faltam 15 dias até o dia 19 de Setembro. É muito tempo ainda para resolver todas estas dúvidas e colocar no mercado um dos melhores dispositivos móveis do ano.