O lançamento será, obviamente, faseado, e muito dependente dos calendários de cada marca. Os utilizadores dos Google Pixel, no entanto, começaram já ontem a receber o mais recente sistema operativo da Google.
O novo Android 13 apresenta as expectáveis atualizações visuais, com alterações ao Material Design, mas do lado das funcionalidades mais quotidianas, há novidades interessantes como a compatibilidade com áudio espacial e Bluetooth LE.
A segurança foi também melhorada, ou melhor dito, a Google complicou a vida às aplicações que querem aceder a notificações ou partilhar dados, enquanto dados sensíveis serão apagados do clipboard após um determinado período de tempo.
No futuro, o Android 13 permitirá uma maior conectividade entre dispositivos, principalmente se falarmos de Chromebooks. Poderemos responder a SMS diretamente aí, ou copiar URL’s de um tablet para o smartphone e vice-versa. Podem saber mais sobre as novas funcionalidades do Android 13 aqui.
Enquanto os utilizadores dos Pixel são para já os privilegiados, as principais marcas têm já garantida a transição para o Android 13 ao longo deste ano. Ainda sem datas específicas, a Google cita já Samsung Galaxy, Asus, HMD (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, vivo, Xiaomi e outras marcas.