Os portáteis de gaming têm adotado uma postura mais institucional e discreta, mas a Lenovo… oh a Lenovo sabe fabricar portáteis para gamers que querem tudo a que têm direito, do design descomprometido e arrojado às iluminações RBG indiscretas. E o novo Legion 9i é um exemplo muito claro da perícia da marca, acrescentando ao enorme impacto visual que tem, um sistema de refrigeração a líquido para garantir a potência máxima a qualquer momento, sendo o primeiro portátil de 16 polegadas a chegar ao mercado com uma tecnologia deste género.
Se os poucos sistemas portáteis com refrigeração líquida costumam incluir equipamentos externos, o Lenovo Legion 9i inclui um sistema auto-contido e, que me lembre, é a primeira vez que tomo conhecimento de um. Estejam à vontade para me comunicar a minha ignorância nos comentários, mas é como é. Adiante, a Lenovo revelou que este sistema criado com a Cooler Master conferirá ao 9i a capacidade de atingir uma potência de 230W, suficiente para rodar em pleno os melhores processadores e gráficas mobile. O sistema ativa-se quando a CPU atinge os 84ºC, trabalhando em conjunto com o sistema de ventoinhas triplas para manter o Legion fresco em condições extremas.
Por fora, o design é inquestionavelmente fenomenal, com iluminação RGB a todo o perímetro, enquanto a tampa do ecrã tem um acabamento em carbono absolutamente distinto, com a vantagem de que cada computador terá um padrão ligeiramente diferente. Curiosamente, para um portátil de 16″, há um teclado numérico completo, com iluminação RGB completa também, claro.
Ao nível do hardware, o sistema de refrigeração por líquido não será desperdiçado: o Lenovo Legion 9i conta com uma NVIDIA GeForce RTX 4090 com um Intel Core i9-13980HX, munido de até 64GB de RAM DDR5 5600Mhz ou 32GB de RAM DDR5 6400Mhz, e 2TB de armazenamento interno.
Outro ponto de destaque deste portátil é o excelente ecrã que a Lenovo escolheu. São 16 polegadas Mini LED com resolução 3.2K e uma taxa de atualização de 165Hz e proporções 16:10. O monitor cobre 100% da gama de cor DCI-P3 e tem certificações VESA DisplayHDR 1000 e Dolby Vision, além de NVIDIA G-SYNC. O áudio fica a cargo do Nahimic by SteelSeries para uma experiência 3D mais envolvente que nos imerge nos jogos e nos capacita para a vitória.
Ao nível da bateria, temos ao nosso dispor uma unidade de 99.99Whr com carregador Slim de 330W ou via USB-C de 140W, sendo que a Lenovo inclui ambos os tipos de carregadores na caixa.
O Lenovo Legion 9i com processador Intel deverá estar disponível a partir de outubro de 2023, a partir de €4.499 (IVA incluído).