Geração após geração, os Galaxy Note foram dos smartphones mais cobiçados de cada ano, verdadeiros portentos da produtividade, graças a uma S pen que soube evoluir a cada geração com funcionalidades crescentes. Depois caiu a bomba: a Samsung teria levado a linha Note para o seu lugar de repouso final. Seria isso o fim da S Pen inteligentemente acolhida no chassis? Muito pelo contrário, este ano a Samsung refinou a fórmula do Note e da S Pen, trazendo-a para a linha Galaxy S, fazendo do Galaxy S22 Ultra o melhor de dois mundos e o Galaxy S22 Ultra é definitivamente o Note que quereremos ter.
Para ser muito honesto, trazer a S Pen para a linha Galaxy S era provavelmente a decisão mais lógica, numa fase em que a tecnologia já lá está para conseguirmos unir estas duas famílias numa combinação ótima de hardware e software. O design do próprio Galaxy S22 Ultra tem uma abordagem intrinsecamente Note, com um chassis de linhas limpas e painéis planos, onde a curvatura bilateral tem um raio fechado que maximiza a área de ecrã disponível para escrevinhar.
O design é bastante distinto dos restantes S22, sem um módulo fotográfico saliente, com apenas as câmaras a protuberar deste painel traseiro muito limpo, fazendo deste terminal talvez o mais atraente da família.
Mas, voltemos ao ecrã, porque que belo ecrã que este será! Um Samsung Dynamic AMOLED 2X com 6.8″ e resolução QHD+ com uma elevada taxa de atualização dinâmica de 120Hz, com um mínimo de 1Hz, e amostragem de toque de 240Hz. É hardware praticamente de nível gaming a que se juntam predicados invejáveis ao nível da reprodução de cor e contrastes: 100% do espaço de cor DCI-P3 e rácio de contraste 3000000:1 garantem que não só toda a experiência de desenho com a S Pen é mais dinâmica, como os designers e criativos terão ao seu dispor um impressionante leque de cores.
A tecnologia Vision Booster torna-o, depois, ainda melhor, corrigindo cores e contrastes em função do tipo de luminosidade que temos ao nosso dispor em determinado momento.
Por baixo deste ecrã convém relembrar que a Samsung apostou na utilização de materiais reciclados, especificamente criados a partir de redes de pesca abandonadas, criando um terminal que é mais amigo do ambiente e sustentável.
A Samsung fez neste corpo um pequeno milagre da engenharia, já que o S22 Ultra pesa apenas mais 2g que o S21 Ultra e mantém mais ou menos as mesmas dimensões: 77.9 x 163 x 8.9mm, ou seja a mesma espessura, menos 2mm de altura e pouco mais de um milímetro de largura, apesar das capacidades amplamente aumentadas
As novas capacidades da S Pen
A S Pen chega, pela primeira vez, a uma integração completa com o chassis do Galaxy S, tornando-o efetivamente um Note. Mais do que simplesmente colocar a S Pen no Galaxy S22 Ultra, a Samsung melhorou a S Pen como um todo, reduzindo a latência de 9ms para 2.8ms. Recorrendo a inteligência artificial, a Samsung incluiu algoritmos que conseguem prever a direção em que vamos movimentar a S Pen para tornar toda a experiência de escrita muito mais fluída e em tempo real.
Há ainda 88 idiomas que são agora reconhecidos quando escrevemos, convertendo facilmente a nossa caligrafia para um destes idiomas em texto limpo. A app de notas da Samsung tem agora uma funcionalidade nova que permite criar notas rápidas com um link para imagens ou websites.
A funcionalidade ainda mais excitante é mesmo a vista colaborativa, que permite coordenar o Galaxy S22 Ultra e um Tab S8, uma implementação excitante que permite desenhar no Tab S8 enquanto as definições das ferramentas de desenho ficam no Ultra, deixando todo o ecrã do Tab S8 exclusivamente para os nossos desenhos. É uma implementação impecável e sem lag, que abrirá muitas portas aos criativos e artistas digitais.
Ao combinarmos esta S Pen bem repleta de truques a um ecrã de elevada qualidade com amplo poder de representação de cor e contrastes, além de elevada responsividade, não é difícil imaginar que este par será o mais poderoso de sempre, quer pensemos nos Note, ou em qualquer outra implementação. O emparelhamento com um Tab S8 parece particularmente impressionante, permitindo aos produtores de conteúdos o acesso a uma ferramenta de produtividade de capacidades muito próprias.
Câmaras com novas capacidades
Este ano, o Samsung Galaxy S22 Ultra tem um setup muito diversificado e muito potente para o que são os padrões da Samsung, incluindo uma potente unidade de 108MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 12MP e ainda duas câmaras zoom, sendo uma de 10MP com zoom 3x, e uma segunda de igual resolução com zoom 10x que será capaz de chegar aos 100x com a funcionalidade Space Zoom que combina a imagem a 10x com tecnologia de inteligência artificial para obter o zoom digital extra.
É em essência o mesmo setup fotográfico do S21 Ultra, mas com algumas atualizações significativas, não só ao nível do software de tratamento, como também com a inclusão de uma nova tecnologia de lente super transparente que promete aumentar significativamente a nitidez e detalhe das imagens.
A Samsung considera que estas são as suas melhores câmaras em termos de inteligência artificial, incluindo implementações avançadas que permitem elevar como nunca a qualidade das imagens e vídeos capturados à noite, com muito mais detalhe e redução de ruído. Para fotografias com pessoas, um sistema de rastreio identifica as pessoas presentes na imagem e centre nelas a imagem.
Os amantes da fotografia mais séria descobrirão com muito prazer a nova app Expert RAW, onde podem capturar imagens em formato RAW DNG de 16 bits, para edição posterior em software como o Adobe Lightroom, permitindo-lhes ir mais longe na qualidade da fotografia mobile, e aproximando-os de uma experiência de captura e edição mais perto de uma câmara tradicional. Na Expert RAW teremos ao dispor inúmeros parâmetros de captura prontos para ajustes manuais e, portanto, uma abordagem muito mais pessoal e identitária à fotografia.
Processador e bateria
Por dentro do Samsung Galaxy S22 Ultra encontraremos um de dois melhores processadores do momento, ambos fabricados num avançado processo litográfico de 4nm. Há tradicionalmente uma grande guerra entre os partidários do Snapdragon e os do Exynos, com o processador doméstico da Samsung a ser o que recolhe menos preferências, mas este ano a marca deixou para trás as gráficas Mali incapazes de concorrer com as Adreno e incorporou no Exynos 2200 uma GPU com tecnologia AMD RDNA 2 com suporte para raytracing e um enorme potencial gamer.
As opções de memória são 8 ou 12GB com opções por 128, 256, 512 ou 1TB de armazenamento interno, esta última exclusiva online da Samsung.
A autonomia leva um empurrão extra com a entrada em cena do carregamento rápido de 45W, substancialmente mais rápido que o carregamento de 25W do S21 Ultra, mantendo ainda assim o carregamento de 15W wireless e o Wireless PowerShare.
Preço e disponibilidade
Os novos equipamentos Samsung estarão disponíveis no nosso mercado para pré-compra a partir do dia 9 fevereiro. O Galaxy S22 Ultra estará disponível no mercado a partir do dia 25 fevereiro e os restantes modelos da série a partir de 11 Março. O Ultra está predestinado a ser um sério caso de sucesso, justamente sedentos que estarão os fãs dos Note por uma nova geração deste nome que invoca produtividade e facilidade de utilização. Aliadas ao seu design irrepreensível, as novas capacidades da S Pen serão um elemento extremamente diferenciado no Samsung Galaxy S22 Ultra.
O Samsung Galaxy S22 Ultra estará disponível em Phantom Black (Preto Fantasma), Phantom White (Branco Fantasma), Verde e Burgundy (Bordeaux), em modelos de 128GB, 256GB, 512GB, e 1TB (exclusivo online na loja Samsung) com 8GB e 12GB de RAM.
Os equipamentos Samsung Galaxy S22 Ultra estarão disponíveis com um preço recomendado de venda ao público a partir de 1279.9€
Em desenvolvimento….