Quando, amanhã, alguém subir ao pódio em Xangai, poderá erguer sobre a cabeça um troféu que, por um lado, é algo nunca visto, por outro invoca as celebrações históricas dos Jogos Olímpicos da antiguidade, com a sua invocação da coroa de oliveira, ou a mais conhecida coroa de louros que até aos anos 80 era usada pelos vencedores das competições da Fórmula 1.
“No ano passado, elevámos a experiência do pódio com o primeiro troféu do mundo ativado por beijo para as provas em Suzuka, no Japão, e Austin, no Texas. Este ano, desafiámo-nos a elevar outra tradição clássica da F1 através de um design com significado e uma tecnologia mais inteligente,” comentou a propósito Philip Marchington, Executive Creative Director of Corporate Marketing, Lenovo.
Imaginado pela Lenovo e desenhado pela emblemática empresa de design Pininfarina, o design do troféu foi inspirado pela coroa de louros e inclui um sensor de proximidade que ativa o padrão de luz do troféu designado “Chase a loop”, que simboliza a velocidade a que os carros de F1 correm no circuito. O sensor pode ser ativado quando o piloto vencedor levanta o troféu, ou quando colocado à volta do pescoço do piloto.
“Era também importante para nós criar um troféu que refletisse a cultura local chinesa,” explicou Marchington.
A sua forma elegante e circular representa a busca da perfeição e da felicidade por parte do povo chinês, tal como a busca incessante da perfeição por parte de um piloto no circuito. E este ano é também o ano do Dragão, pelo que o troféu apresenta uma torção no círculo inspirada no movimento de um dragão.
“Foi um prazer desenhar, mais uma vez, um troféu elegante e com significado para a Lenovo. O nosso processo de design teve como objetivo criar um equilíbrio entre herança e tecnologia para premiar os vencedores deste desporto glorioso,” disse Paolo Trevisan, SVP of Design na Pininfarina.
Este troféu será apresentado no FORMULA 1 LENOVO GRANDE PRÉMIO DA CHINA 2024 em Xangai, a 21 de abril. Na qualidade de patrocinador do título do FORMULA 1 LENOVO GRANDE PRÉMIO DA CHINA 2024 e do FORMULA 1 LENOVO GRANDE PRÉMIO DE SÃO PAULO 2024, a Lenovo teve o privilégio de criar o troféu vencedor para ambas as corridas.