A Nokia anunciou finalmente o muito aguardado Nokia 8 Sirocco, uma homenagem ao já distante 8800 Sirocco com o seu corpo em aço inoxidável. Embora o nome pudesse levar-nos a pensar neste novo equipamento como uma ligeira melhoria do Nokia 8 de 2017, o que a HMD mostrou hoje é um equipamento de luxo, com alguns predicados bem interessantes.
O novo Nokia 8 Sirocco pode até manter o Snapdragon 835 do seu antecessor, deixando a Nokia sem um equipamento com Snapdragon 845 de momento, mas melhora tudo o que já era bom no Nokia 8, aumentando a RAM para 6GB e mudando ainda mais no ecrã que passa a ser um maior 5.5 polegadas p-OLED com resolução QHD. Relembramos que o Nokia 8 original utilizava um ecrã LCD.
As câmaras que a Nokia merece
Há inúmeras mudanças noutros departamentos, fazendo desde um equipamento quase totalmente diferente face ao Nokia 8. Por exemplo as câmaras principais deixam de ser o duo de 13MP RGB e monocromática, e passam a ser uma de 12MP com abertura f/1.75 e pixéis de 1,4 micrómetros, combinada com um outro sensor de 13MP e uma teleobjectiva para zoom 2X.
Este é o tipo de abordagem que o Nokia 8 merecia ter tido. Embora os dois sensores ofereçam boas fotografias, a abertura mais ampla e os pixéis maiores do Sirocco oferecerão uma performance muito melhorada em condições de baixa luminosidade.
A novidade aqui é também a nova app Pro Camera da Nokia, que permite ao utilizador ter um controlo completo sobre o foco, equilíbrio dos brancos, ISO, velocidade de obturação e compensação da exposição. Onde é que esta app esteve em 2017? Não sei, mas é muito bem-vinda.
Esta construção não é para todos
O Nokia 8 é um equipamento ergonómico e bonito, mas a sua construção está ao nível da do Nokia 5 (e isto é um elogio para o Nokia 5), enquanto que o Nokia 8 Sirocco tem uma construção absolutamente premium com um painel traseiro de Gorilla Glass 5, e uma moldura em aço inoxidável, muito superior ao alumínio do Nokia 8 e muitos smartphones semelhantes.
Porquanto estávamos mesmo a cruzar os dedos para vermos o Nokia 9 no MWC, já sabíamos quase de certeza que – até agora – ninguém viu o Nokia 9 e tudo o que pensávamos saber se referia ao Nokia 8 Sirocco. Suponho que isto mostra o quanto podemos confiar no Weibo e nos rumores mais optimistas, certo?
No entanto, o Nokia 8 Sirocco é um smartphone que merece ter destaque de flagship por parte da Nokia e dos consumidores. Bons materiais, boas características, tornam-no um equipamento predilecto para empresários e quem quer um smartphones de prestígio.
Esperem-no em Abril por €749, um preço que o colocará bem abaixo da maioria da sua concorrência.