Em 1972 a Olympus lançou a sua OM-1, uma SLR compacta que por então era a SLR mais compacta do mercado. Precisamente 50 anos depois a nova Olympus OM-1 presta homenagem a essa sua sua antecessora, colocando num corpo compacto funcionalidades com que a primeira máquina não poderia sonhar. A nova OM Systems OM-1 é a primeira câmara a surgir após a aquisição da divisão de imagem da Olympus pelo Japan Industrial Partners e apresenta características impressionantes como vídeo 4K a 60fps e uma cadência desportiva de 50fps com autofoco de seguimento.

Um nome clássico com sensor de última geração

Como vem sendo tradição nas Olympus das últimas gerações, a OM-1 tem um sensor fotográfico Micro Quatro Terços evoluído, do tipo BSI Live MOS com 20MP de resolução e um novo processador de imagem TruePic X com um range nominal até ISO25600 expansível até ISO102400. É ainda possível obter fotografias de super resolução de 80MP.

Este sensor é estabilizado com um sistema de estabilização interna de 5 eixos que tem sido imagem de marca da Olympus (IBIS) com uma performance absolutamente impressionante que pode chegar até aos 8 stops em combinação com uma objetiva estabilizada M.Zuiko, abrindo muitas possibilidades para fotografia de desporto e com ação, onde a promessa mais impressionante é captura de 50fps com AF tracking ligado e sem blackout (isto é, sem o EVF ficar sem imagem entre cada captura). Um obturador cotado para 400,000 atuações encontra-se à frente do sensor que tem um filtro supersónico para auto-limpeza que vibra 30.000 vezes por segundo para sacudir partículas.

Há por trás desta prodigiosa taxa de captura com autofoco de seguimento ligado uma igualmente prodigiosa proeza técnica na utilização de fotodíodos divididos em quatro, autorizando alinhamento por deteção de fases horizontais e verticais em vertiginosos 1053 pontos de foco, para uma aquisição ultra rápida. E se não precisarmos de rastreio, a captura sobe até às 120fps.

O autofoco é complementado por inteligência artificial para seguir mais facilmente um conjunto de objetos predefinidos, como carros de corrida, animais, aviões, helicópteros, etc.

Olhos sempre no que importa

Para podermos enquadrar o nosso tema fotográfico, a OM-1 tem um EVF de 5.76 milhões de pontos e uma elevada taxa de atualização de 120fps, que lhe permite acompanhar a cadência de disparo da câmara e assim reduzir qualquer perda de imagem durante a utilização do sensor.

Há ainda um ecrã tátil de 3″ com articulação completa, com resolução de 1.62 milhões de pontos

A OM Systems OM-1 é, além disso, uma câmara robusta, cuja proteção IP53 lhe confere resistência contra água e poeira e estará disponível em Março por um PVP recomendado de €2199.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui