A Xiaomi acaba de revelar uma nova tecnologia impressionante para leitores biométricos no ecrã, permitindo registar o dígito com apenas um toque e que funciona numa área alargada. Não disposta a ficar para trás, a rival Oppo anunciou hoje um novo leitor biométrico que funciona em qualquer local do ecrã, mas também um engenhoso sistema de zoom óptico 10X para smartphones.

O maior problema para o zoom óptico num smartphone é a completa falta de espaço para mover os elementos ópticos relativamente uns aos outros de forma a obter o zoom, mas também para corrigir aberrações cromáticas que se possam gerar (e que se geram) com estes movimentos.

A solução da Oppo é colocar o sensor zoom transversalmente ao smartphone, utilizando a largura deste para incluir um grupo de lentes com espaço suficiente para se moverem. Um prisma semelhante ao que se encontra numa tradicional SLR irá certificar-se que a imagem captada é redireccionada para o sensor fotográfico. O sistema não é sem desafios, já que o prisma terá que ter elevada qualidade de forma a não reduzir a quantidade de luz que entra no sensor, e de forma a não criar aberrações na imagem.

Porquanto não estejamos dentro do tema quanto a chegada desta solução ao mercado, a Oppo indicou que o sistema está pronto para produção. Um smartphone com uma câmara deste tipo poderá bem prescindir de câmaras extra para propósitos de zoom.

https://youtu.be/soSXQRoMD6E

Talvez mais interessante para muitos de nós, é que a Oppo demonstrou igualmente um leitor biométrico extremamente avançado, através do qual poderemos colocar o dedo em qualquer porção do ecrã para leitura da impressão digital. Fora o marketing, esta tecnologia ainda está algo aquém deste prisma e a Oppo promete que a área disponível para leitura da impressão digital aumenta 15X face ao disponível num leitor tradicional. É o mesmo que a Xiaomi obtém com a sua área de 5×2,5cm, por isso poderemos estar a falar do mesmo fabricante para o chip de reconhecimento de impressão digital.

Numa altura em que a Samsung parece querer dar tudo por tudo para os seus Galaxy S10 serem os smartphones revolucionários de 2019, as marcas Chinesas não estão dispostas a dar-lhe espaço de manobra.

Google tem dúvidas sobre segurança dos actuais leitores biométricos no ecrã

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui