Temos de ser muito honestos e considerar o Oppo Find X3 Pro um dos melhores smartphones de 2021, tanto em hardware, quanto em design e também em software, mas o tempo passa depressa na tecnologia, e o próximo topo de gama da Oppo pode ter sido inteiramente revelado agora. Há novidades para nos fazer sorrir, mas também pontos que poderão não ser consensuais. Acima de tudo, começo desde já a fazer o luto à minha favorita câmara microscópica que, mesmo sem haver confirmação oficial de que não existirá no Find X5 Pro, não parece de todo estar nas novas imagens filtradas.
Vamos então, sem demoras, passar aos pontos mais excitantes: o Oppo Find X5 Pro mostra um desenho muito semelhante ao do Find X4 Pro, embora perca a simetria no módulo fotográfico. Mas, mais do que as suas linhas e contornos, há que olhar para as letra miúda: com todo o orgulho, a Oppo colocou no X5 Pro o branding da Hasselblad, um nome mítico no mundo da fotografia e que indicia muitas boas coisas para os aficionados da fotografia móvel. Há outra novidade ainda mais revelante: o Oppo Find X5 Pro será o primeiro com o chip MariSilicon.
Esta é a primeira NPU desenvolvida pela Oppo, e coloca em cima da mesa algumas capacidades invejáveis, como 18TOPS. 120db de gama dinâmica nas imagens, permitindo RAW de 20 bits.
Esta NPU, a par com a Hasselblad, poderá significar uma grande evolução na fotografia da Oppo e um sério sinal à concorrência. Em termos do hardware das câmaras, teremos dois Sony IMX766 de 50MP e uma câmara zoom 5X e 13MP. À frente, uma câmara de 32MP fará as delícias dos streamers.
O ecrã onde esta câmara se aloja será um amplo OLED LTPO de taxa de atualização variável máxima de 120Hz com HDR10+ e resolução QHD. Atrás do painel encontraremos o leitor biométrico e, a protegê-lo, Gorialla Glass Victus.
Quanto ao processamento, poderemos contar com o Snapdragon 8 Gen 1 com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno não expansível. De notar que agora se saber que o Find X5 Pro terá a bordo as novas memórias LPDDR5X da Samsung, para uma performance muito maximizada que tirará bom partido da bateria de 5000mAh com carregamento de 80W.
Um smartphone de elite para rivalizar com o Samsung Galaxy S22 Ultra, o Oppo Find X5 Pro deverá ter um preço na casa dos €1200 na Europa.