Todas as informações de que dispúnhamos colocavam o lançamento do novo OPPO R15 no final do mês, mas a marca Chinesa parece ter-se adiantado, não querendo talvez partilhar o espaço com os anúncios de Huawei e Xiaomi que se esperam para a mesma altura. Consequentemente, os novos OPPO R15 e OPPO R15 Dream Mirror foram oficializados hoje na China, revelando mais uma leva de smartphones Android com o notch.
No entanto, fora a adesão a esta polémica tendência, tanto o OPPO R15 Dream Mirror quanto o OPPO R15 são equipamentos extremamente interessantes que ficam muito pouco abaixo do estritamente melhor da gama alta.
OPPO R15 Dream Mirror
Começando com o OPPO R15 Dream Mirror, o dispositivo chega equipado com o potente Snapdragon 660, 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, tornando-o um dos mais capazes equipamentos no mercado para multitasking. Entretanto, o ecrã é um painel OLED de 6.28 polegadas e resolução FHD+. Aqui, a OPPO destaca que a tela de 19:9 oferece um rácio de 90% para a área total do dispositivo, e chama-lhe Super View Full Screen. Superlativo!
Obviamente que este painel possui um perfil distintivo, graças ao notch que o iPhone X popularizou e que parece ser a grande tendência de design nos Android de 2018. Não encontraremos aqui um sistema avançado de reconhecimento facial, mas a câmara frontal será certamente capaz de desbloquear o ecrã por reconhecimento facial. Também não temos o perfil estritamente homogéneo do iPhone, já que o lábio inferior do ecrã é mais espesso que os restantes, uma medida óbvia para poupar nos custos de fabrico.
Outras características de destaque incluem a parelha de câmaras de 16MP+20MP na traseira, além de uma câmara selfie de 20MP. Aparentemente, a OPPO equipou esta câmara com inteligência artificial para reconhecimento de 296 características faciais para melhorar os modos de retrato.
Finalmente, a bateria de 3,4000mAh é compatível com o carregamento rápido VOOC.
OPPO R15
Passando para o OPPO R15, o Snapdragon 660 é substituído pelo interessante e novo MediaTek Helio P60 fortemente focado na inteligência artificial, e uma boa parte das características mantêm-se as mesmas. Assim, encontramos os mesmos 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, o mesmo painel OLED de 6.28 polegadas e resolução FHD+.
Interessante será perceber como se comportará o Helio P60 face ao Snapdragon 660, pelo que não posso esperar para ver os primeiros benchmarks. O novo chip da MediaTek chega com grande vontade de mostrar o que vale e é neste momento uma incógnita.
Porquanto ambos os dispositivos sejam esteticamente muito semelhantes, o OPPO R15 possui um painel de vidro 2.5D na face traseira, simplificando o mais elaborado painel 3D do OPPO R15 Dream Mirror.
A grande diferença a nível de hardware está no departamento das câmaras, com o duo traseiro constituído pela mesma câmara principal de 16MP, mas passando a câmara secundária para os 5MP. Entretanto, à frente, temos a mesma câmara de 20MP com inteligência artificial e a encerrar as características principais uma bateria de 3,450mAh com VOOC.
Os novos OPPO estarão disponíveis estritamente pela via da importação e o OPPO R15 deverá custar aproximadamente $470. Entretanto, com o seu painel de vidro 3D, o OPPO R15 Dream Mirror será mais oneroso, começando nos $520 para a versão vermelha, enquanto a versão Ceramic Black custará $550.