Esta semana a Xiaomi anunciou a nova família Redmi Note 13 e, se não é usual associarmos a Redmi com luxo, a verdade é que os três novos equipamentos são francamente impressionantes, apostando desde logo num design aprimorado que no Note 13 Pro+ chega mesmo a incluir um ecrã curvo.
Podemos começar já por aqui então: o Redmi Note 13 Pro+ é o mais avançado dos três novos Redmi Note 13 e pontua um design soberbo, destacando-se desde logo o ecrã curvo AMOLED com resolução 1.5K, taxa de atualização de 120Hz e um brilho máximo de 1800 nits. São 6.67″ de excelência atípica na gama média, e tornam o Redmi Note 13 Pro+ o primeiro Redmi com ecrã curvo e leitor biométrico sob o ecrã.
Não só na Redmi faz este equipamento história, pois é o primeiro no mundo a ser anunciado com o MediaTek Dimensity 7200 Ultra, um moderno octa-core fabricado em 4nm e que terá um desempenho muito destacado para aqueles que querem realmente capacidade de encaixe para os seus jogos e tarefas mais pesadas.
Ainda a destacar, temos a bordo a câmara principal de 200MP com sensor ISOCELL HP3, uma ultragrande angular de 8MP e uma câmara macro. A bateria é de 5100mAh com carregamento de fulminante de 120W e podemos aceder até 16GB de RAM e 512GB de armazenamento interno. Tal como o Pro que se segue, o Redmi Note 13 Pro Plus tem proteção IP68.
O design do Redmi Note 13 Pro+ é realmente impecável, com a moldura de metal a abraçar o seu corpo de laterais curvas e as câmaras em destaque, mas para lá do desenho básico, existe uma fenomenal versão com pele vegana e ainda uma versão em colaboração com a AAPE que se destaca pelo seu impactante acabamento camuflado.
Segue-se o Redmi Note 13 Pro que, na prática, troca o Dimensity por um Snapdragon 7 Gen 2, e o ecrã passa para plano, exibindo aqui rebordos que são um verdadeiro luxo para a gama média e metem inveja a qualquer smartphone de gama alta.
Finalmente, o Redmi 13 5G apresenta um design simplificado e aposta num Dimensity 6080, mantendo o ecrã de 6.67″ e 120Hz de taxa de atualização, agora com resolução FHD+. A câmara principal desce para uns ainda apreciáveis 108MP. Este modelo conta ainda com uma bateria de 5000mAh com carregamento de 33W e proteção IP54. As opções de memória são idênticas às do Pro Plus.
Se o Redmi Note 13 Pro Plus é verdadeiramente impressionante e leva a gama média da Redmi para todo um novo nível, não é menos verdade que os três Redmi Note 13 têm vários argumentos a seu favor, e oferecerem características muito sólidas e bom desenho para o que se espera que venha a ser uma excelente relação custo-benefício.
Claro que, para mais detalhes, teremos de esperar. Os equipamentos foram anunciados na China, ainda sem dados para o mercado europeu.