Na longa lista de especificações dos novos Pixel 9, pode não ter sido dada devida importância a um detalhe: Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL – além do Pixel 9 Pro Fold – são os primeiros smartphones a chegar ao mercado com Wi-Fi 7. A mudança é de peso e significa um futuro muito interessante para a integração dos Pixel 9 em ecossistemas domésticos inteligentes.
A Wi-Fi 7 oferece velocidades maiores com menos latência, tornando-se fundamental para ecossistemas cada vez mais carregados de serviços de streaming e gaming de elevada intensidade. Uma ligação Wi-Fi 7 poderá chegar a 4K QAM com canais de 320MHz mas, mais do que isso, o padrão Wi-Fi 7 incrementa a capacidade de gestão de redes saturas para manter os fluxos de dados estáveis, com a Adaptive Interference Puncturing.
O mercado não tem – de momento – grandes opções Wi-Fi 7, mas passará a ter muito rapidamente, como aconteceu com os anteriores padrões, e nesse momento, os Pixel 9 estarão numa posição de vantagem para a sua integração em ecossistemas domésticos avançados com uma capacidade superior de gestão de múltiplos equipamentos.