A Sony tem um novo par de auriculares TWS e alia à sua usual perícia na qualidade de áudio um design inconfundível que é ao mesmo tempo futurista, mas também uma solução genial para muitos dos problemas associados à utilização prolongada de auriculares.
Deixe entrar o mundo
O design dos Sony Linkbuds é absolutamente intrigante, com uma separação muito clara entre o compartimento que reúne o hardware propriamente dito, como chip da conectividade e microfones, e um engenhoso módulo de encaixe no canal auditivo em forma de anel que promete permitir gozar ao mesmo tempo de música de elevada qualidade sonora, e ouvir aqueles que nos rodeiam.
Os Linkbuds abordam por isso de foram inovadora as qualidades dos auriculares abertos, que oferecem um palco mais amplo. Esta unidade em anel diz-se “never off”, porque com a sua engenhosa arquitetura aberta não é necessário remover os auriculares para podermos comunicar com alguém e os auriculares podem simplesmente ficar no ouvido o dia todo.
A fadiga não será um problema, graças a um peso aproximado de 4g que não impacta significativamente a orelha.
Funcionalidades inteligentes e áudio descomprometido
Os Sony Linkbuds incluem um processador V1 para um áudio mais rico e fiel, enquanto o diafragma de centro de 12mm oferece som equilibrado e a tecnologia DSEE (Digital Sound Enhancement Engine) restaura a qualidade sonora das nossas músicas. Entretanto, o Precise Voice Pickup, garante uma reprodução mais fiel e cristalina da voz durante telefonemas, graças a um algoritmo de redução de ruído desenvolvido com recurso a mais de 500 milhões de amostras de voz.
Encontramos ainda a bordo Microsoft Soundscape, 360º Spacial Audio e Dolby Atmos:
“O Microsoft Soundscape é uma tecnologia inovadora, baseada em áudio, que exemplifica a nossa missão de levarmos todas as pessoas a alcançarem mais”, afirmou Peter Lee, CVP da Microsoft Research & Incubations. “No âmbito da nossa colaboração com a Sony para integrar o Soundscape nos LinkBuds, verificámos que o design cuidado dos auriculares otimiza a experiência do Soundscape, permitindo que as pessoas construam uma consciencialização mais rica do que as rodeia e se sintam mais capacitadas para se moverem, enquanto desfrutam de uma experiência verdadeiramente mãos livres e em movimento. Isto é apenas o começo e estamos entusiasmados com a nossa relação contínua com a Sony e a forma como as nossas tecnologias complementares acrescentam valor às nossas vidas pessoais e profissionais.”
A interação com auriculares TWS é sempre complicada, pelo que a Sony introduziu a Wide Area Tap: para controlar uma música bastam dois ou três toques na parte da frente da orelha, não no próprio Linkbud. Os Linkbuds detetam quando falamos com alguém, interrompendo a música para uma comunicação sem problemas com qualquer pessoa em casa ou no trabalho.
Auriculares protegidos que o protegem a si e ao ambiente
Os Sony Linkbuds chegam com proteção IPX4 contra salpicos, pelo que algum suor não será um problema, mas para o proteger a si, o diafragma em anel torna mais fácil ouvir um alarme ou um carro que se aproxima.
Para proteção do ambiente, a Sony apostou nos materiais reciclados e nas embalagens sem plásticos.
Preço impecável e autonomia também
Os Sony Linkbuds possuem 5.5 horas de autonomia por bud e mais 12 horas na caixa carregador com carregamento rápido que oferece 90 minutos de utilização com 10 minutos de carga.
Tudo isto é impressionante, mas talvez não tanto quanto o preço muito acessível e justo dos Linkbuds: €180. Pouco para equipamentos tão ambiciosos.