A Alipay, empresa que gere as compras para o gigante das compras chinesas Alibaba, lançou o que diz ser o primeiro sistema de pagamento que usa o reconhecimento facial para completar a venda. Se visitar um dos restaurantes da KFC em Hangzhou, na China, pode pagar o seu jantar apenas sorrindo num quiosque equipado com uma câmara, terá de verificar a compra no seu smartphone, mas não precisa de digitar nada ou de encostar o seu smartphone a um leitor NFC.

O sistema Smile to Pay, é supostamente à prova de qualquer truque, como o uso de fotografias. Baseia-se em câmaras de detecção de profundidade e num “algoritmo de detecção de semelhança” para garantir que é realmente o cliente. Contudo, a tecnologia é boa o suficiente para que possa identificar com precisão as pessoas, mesmo quando estão disfarçadas com o uso de alguma maquilhagem ou perucas.

Não será surpreendente que este sistema de pagamento se espalhe na China, mas não espere vê-lo noutros países, pelo menos não tão depressa. Países como os EUA têm regras mais rigorosas sobre dados biométricos. Nem todos se sentem confortáveis a entregar dados do seu rosto a um gigante de pagamentos, mesmo que saibam que os dados devem ser mantidos seguros. Ainda assim, isto poderia representar um futuro do pagamento rápido em alguns países.

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